Universidade da Terceira Idade da Uerj celebra 30 anos e recebe Moção de Aplausos da Alerj

31/08/202318:47

Diretoria de Comunicação da Uerj

Promover a longevidade com saúde, amizades, aprendizados e cultura, além de muitos sorrisos, tem sido uma das missões centrais da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Uerj, ao longo de seus 30 anos de existência. O marco de três décadas completas do projeto de sucesso, que ganhou recentemente o status de Núcleo do Envelhecimento Humano (NEH), foi celebrado na última segunda-feira (28), no Teatro Noel Rosa, no campus Maracanã.

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como referência no cuidado integral à população idosa, o núcleo conta com uma rede de participantes, pesquisadores e parceiros. Além de promover oficinas e atividades voltadas para seu público-alvo, se consolidou como um polo de referência nos estudos sobre a população com 60 anos ou mais.

“Durante esse percurso, as ações produzidas pela UnATI/NEH não pararam de crescer. Esse incessante movimento evoluiu para um espaço de produção de conhecimento, oferecimento de serviços e ações comunitárias voltadas para os idosos, sublinhando assim a relevância e o alcance social de sua atuação”, avaliou o vice-reitor Lincoln Tavares em participação na mesa de abertura do evento.

Renato Veras com a Moção de Aplausos da UnATI

O impacto social dessa jornada foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que concedeu uma Moção de Aplausos durante o evento comemorativo, em reconhecimento aos 30 anos de dedicação às atividades práticas e acadêmicas voltadas para o envelhecimento. A honraria foi entregue pelo deputado estadual Flávio Serafini, autor da moção, que ressaltou a importância do debate do tema para a formulação de políticas públicas.

“A Uerj é pioneira na construção de conhecimento que embasa a criação de políticas públicas capazes de lidar com as mudanças nas demandas epidemiológicas do sistema de saúde e garantir o direito ao envelhecimento saudável. Hoje, talvez seja mais comum falar sobre os direitos das pessoas idosas. No entanto, a UnATI/NEH já está há 30 anos discutindo e agindo sobre esse tema, quando ele ainda era pouco abordado na sociedade. Parabéns, vocês fazem toda a diferença! Que venham muitos anos mais”, elogiou o deputado.

Pioneirismo e impacto social

A semente para a criação do projeto começou a ser plantada na década de 1970, quando Américo Piquet Carneiro, professor emérito da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, destacou, em aula magna, a necessidade de abordar o envelhecimento humano com uma perspectiva multidisciplinar, envolvendo não apenas a medicina, mas também áreas como Antropologia, Psicologia, Sociologia, Demografia, Educação, Saúde Pública e Ecologia. Nos anos 1980, o médico e pesquisador estabeleceu um grupo inovador de debates para gerar conhecimento e modelos que abordassem o envelhecimento a nível individual e coletivo. Em 1990, ele inaugurou o primeiro núcleo de atendimento ao idoso no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe).

Fundada em 1993, a UnATI surgiu como um programa pioneiro dedicado às questões da terceira idade. Sua ratificação no Conselho Universitário da Uerj ocorreu em maio de 1994, alguns meses após o falecimento do professor Piquet Carneiro, seu precursor. Desde então, o professor Renato Veras tem se dedicado intensamente como diretor do núcleo, também coordenando e lecionando no Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia, editando uma revista especializada e atuando como consultor para entidades como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“Tive magníficos amigos e apoiadores, começando pelos professores Américo Piquet Carneiro e Hesio Cordeiro, que entenderam que oferecer o melhor para o idoso é nossa obrigação”, ressaltou o diretor.

Na época da criação do núcleo, o perfil da população brasileira era mais jovem. Contudo, indicadores demográficos já apontavam a tendência de aumento na expectativa de vida. Atenta a esses dados, a Uerj foi pioneira nos estudos para a saúde e o bem-estar dos idosos, reforçando assim o caráter dinâmico da Universidade na busca por excelência e progresso. Desde então, o núcleo enfrentou diversos desafios até atingir sua atual forma e estrutura.

Em julho de 2023, a UnATI se tornou unidade administrativa Núcleo de Envelhecimento Humano (NEH), vinculada ao Centro Biomédico, após uma votação histórica que garantiu a aprovação por unanimidade no Conselho Universitário (Consun) da Uerj. Essa mudança visa proporcionar maior autonomia às suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços.

O Teatro Noel Rosa ficou lotado na comemoração de 30 anos da UnATI

Referência na formação de especialistas no cuidado ao idoso

Com abordagem multidisciplinar, o recém-denominado NEH forma e qualifica profissionais envolvidos nos cuidados com os idosos, englobando diversos graus de instrução. Há atuação de residentes e pesquisadores nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, serviço social, entre outras.

O núcleo conta com uma coordenação de projetos de ensino, oferecendo diversas capacitações. Entre elas, o Projeto QUALIdade, realizado em parceria com Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes). A iniciativa oferece 1,5 mil vagas em cursos online gratuitos sobre Gerontologia e cuidado com a pessoa idosa. Além disso, o NEH oferta regularmente cursos de extensão abertos a profissionais e familiares com ensino fundamental completo, buscando fornecer orientações técnicas para o cuidado de idosos fragilizados ou com doenças degenerativas relacionadas à idade.

Para os graduados da área da saúde, o NEH oferece curso de especialização em Geriatria e Gerontologia, junto à Faculdade de Ciências Médicas da Uerj — que está com inscrições abertas até 1º de setembro. Esse programa de pós-graduação lato sensu tem foco no ensino sobre cuidado integral, processo de envelhecimento humano, transição demográfica, epidemiologia do sistema de saúde e outros tópicos relevantes. Para divulgar sua produção do conhecimento científico, o núcleo desenvolve a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (RBGG), publicação avaliada com conceito Qualis A3.

Prevenção e promoção da saúde do idoso

Com sede no campus Maracanã, a Unati/NEH disponibiliza um serviço ambulatorial com duas enfermarias, vinculadas ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). Além desses atendimentos, os idosos têm a oportunidade de cuidar da saúde enquanto contribuem para a geração de conhecimento científico por meio da participação em inúmeros estudos e projetos conduzidos pela Universidade e por instituições parceiras.

Atualmente, uma das parcerias em destaque é com a Davos Alzheimer’s Collaborative (DAC), fundação público-privada criada no Fórum Econômico Mundial de 2021, na Suíça. Em julho de 2023, o NEH organizou um seminário com palestrantes brasileiros e estrangeiros sobre a doença que mobiliza entidades internacionais. Esse evento foi o primeiro passo dessa colaboração, que apoiará a criação do Núcleo de Detecção Precoce de Alzheimer na Uerj. Com o aumento da expectativa de vida, a incidência dessa doença está em ascensão, o que demanda impulsionar pesquisas e criar estratégias globais para garantir que os sistemas de saúde ofereçam cuidados e inovações para aqueles que mais necessitam.

Alunos da oficina de dança de salão da UnATI se apresentam na comemoração

Mais animados que muitos jovens

A abordagem de saúde integral do NEH abrange não apenas acesso à medicina e cuidados preventivos, mas também iniciativas que aprimoram a qualidade de vida dos participantes. Para isso, o centro de convivência para Idosos do núcleo oferece cerca de 70 cursos e oficinas livres a cada ano, cobrindo uma ampla gama de temas e áreas de conhecimento. Essas ofertas incluem aulas de arte, música, dança, literatura, psicomotricidade, mídias sociais, idiomas, nutrição e direitos sociais da pessoa idosa. Há também inúmeras atividades abertas como conferências, workshops, festas, rodas de conversa, café literário, cine-debate, entre outras, que podem ser acompanhadas na Agenda Uerj.

Fomentando conexões e um senso de pertencimento, o espaço de convivência do NEH conta com colaboradores ativos desde sua criação nos anos 1990. Entre eles, Angélica Guimarães Conti, que chegou ao projeto quando seu marido acabara de falecer. Ela conta que, imediatamente, foi acolhida pela comunidade com abraços e palavras de apoio, o que lhe deu forças para continuar.

“A UnATI é uma alegria de vida! Ao longo dessas décadas de atividades, enfrentamos desafios difíceis, períodos de precariedade nos quais sequer tínhamos um computador, por exemplo. A transformação em uma unidade administrativa da Uerj é uma grande vitória, não só para mim, com meus 86 anos, mas também para as gerações futuras. Quem sabe meus netos virão aqui quando estiverem na terceira idade para vivenciar essa maravilha?”, avalia Angélica, psicóloga aposentada e representante geral dos alunos.

Os primeiros 30 anos, de muitos ainda por vir

Para abordar as questões atuais sobre a relevância dos núcleos especializados em saúde no ambiente universitário, o professor José Augusto Messias, diretor do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa) da Uerj, foi convidado como palestrante na cerimônia.

“Apesar das diferenças etárias consideráveis, ambos os núcleos trabalham com abordagens conceituais que valorizam a sustentabilidade e o compromisso de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desses grupos”, explicou o diretor do Nesa.

Mesa de abertura do aniversário do núcleo

Além da presença do vice-reitor em exercício, Lincoln Tavares, e do diretor Renato Veras, a mesa de abertura do evento comemorativo contou com a participação do professor Jorge José de Carvalho, diretor do Centro Biomédico da Uerj, e de Cláudia Rebello de Mello, superintendente de Gestão de Pessoas (SGP). Também esteve presente o secretário estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.

“É uma perspectiva visionária que o professor Renato Veras abraçou desde o seu início, transformando o Núcleo do Envelhecimento Humano (NEH) em uma instância institucional que enche de orgulho toda a Universidade”, elogiou o diretor do Centro Biomédico da Universidade.

A superintendente de Gestão de Pessoas anunciou a retomada do Programa de Preparação para a Aposentadoria dos Servidores, que acontecerá em parceira com o “Protec 60+”, do NEH. O objetivo é apoiar os funcionários da Universidade nesse período de transição, de modo que possam vivenciar essa nova fase de suas vidas com propósito e vitalidade.

“Com essa parceria, buscamos auxiliar os servidores a abraçarem esse novo e emocionante capítulo de suas vidas, que é a aposentadoria. Sem dúvida, a jornada do NEH começou com um sonho, uma visão audaciosa que se tornou realidade graças aos esforços incansáveis, dedicação e paixão de seu precursor Piquet Carreiro e de toda a equipe”, avaliou Cláudia. 

Para trazer um toque de cultura ao encontro, os alunos da oficina de dança de salão do NEH mostraram que seguem com muito samba no pé. Já os participantes da oficina de canto coral animaram a plateia lotada do Teatro Noel Rosa.

“Nos próximos 30 anos, o NEH vai crescer mais ainda! Desejo que alunos, professores, oficineiros e a equipe da revista continuem inovando e contribuindo para nosso trabalho, tão bem-sucedido nesses primeiros 30 anos. Que seja melhor ainda nos próximos 30 anos em diante”, concluiu Veras.

Confira programa da Rádio Uerj “Idoso em Foco”, cujo primeiro episódio desta temporada foi dedicado à trajetória do NEH.