Projeto da Uerj com o Governo do Estado oferece cursos de capacitação para cuidado e atenção à pessoa idosa

23/08/202318:05

Criar estratégias de capacitação e qualificação profissional do corpo técnico envolvido com as políticas públicas fluminenses direcionadas à pessoa idosa. Esse é o objetivo do Projeto QUALIdade, lançado na última segunda-feira (21), em solenidade na Capela Ecumênica, no campus Maracanã. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), que se tornou recentemente Núcleo do Envelhecimento Humano (NEH).

Serão ofertadas 1,5 mil vagas em três cursos de extensão online gratuitos: Introdução à Gerontologia, Atualização no Cuidado com a Pessoa Idosa e Treinamento em Gerontologia. Podem participar gestores, técnicos, conselheiros, profissionais de saúde da rede pública e cuidadores familiares interessados ou atuantes nessa área nos 92 municípios do Rio de Janeiro. Para se inscrever ou obter mais informações, os interessados devem enviar e-mail para: cursoscuidadoegerontologia@gmail.com. O início das aulas está previsto para setembro. As atividades terão duração média de três meses, e haverá emissão de certificado de conclusão.

Relevância e experiência

O reitor da Uerj, Mario Carneiro, no discurso de lançamento, destacou a importância da parceria constante com o Governo do Estado. “O dever da nossa Universidade é devolver à sociedade tudo o que produzimos. Formamos alunos, desenvolvemos pesquisa de ponta, prestamos serviços e temos um complexo de saúde que hoje é um dos melhores do Brasil. Esse novo projeto é extremamente relevante e será realizado pela UnATI, que tem expertise, pois atua no segmento há mais de 30 anos”, salientou.

O secretário estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, também celebrou o convênio com a Uerj. “Estou muito satisfeito. É a concretização de um sonho, para todos nós, lançar um projeto tão importante para formação e capacitação de pessoas. Vamos multiplicar os conhecimentos dos profissionais que atuam na temática do envelhecimento. É o primeiro programa da atual gestão da secretaria a ser implementado, o que muito nos honra e alegra, pois sabemos o impacto positivo que ele terá no cuidado à pessoa idosa. Tenho certeza de que faremos um trabalho de excelência, que é o padrão da Uerj”, comentou.

A parcela da população com 60 anos ou mais subiu de 11,3%, em 2012, para 15,1% em 2022, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e deve continuar aumentando. Considerando essa perspectiva, o Projeto QUALIdade visa contribuir para articular, de forma transdisciplinar, o estudo sobre o envelhecimento e suas características históricas, sociais e fisiológicas.

Também vai oferecer ferramentas para o atendimento, gestão e promoção do envelhecimento ativo, como apontou o professor Renato Veras, diretor da UnATI: “A partir de um determinado momento da vida, as doenças são crônicas. Nessa fase, temos que trabalhar com a percepção de que haverá perdas e danos, ao mesmo tempo em devemos proporcionar estabilidade, qualidade e conforto ao idoso e seus familiares”, disse.

“Contar com profissionais qualificados é fundamental nesse processo, e a Uerj tem larga experiência no tema, pois há décadas oferece cursos de pós-graduação no campo do envelhecimento. Conquistamos, inclusive, o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma instituição de referência no cuidado integral à população idosa”, finalizou.

Fotos: George Magaraia