Simpósio internacional Uerj Summit 2024 debate IA, cooperação, inovação e propriedade intelectual

15/04/202418:44

Diretoria de Comunicação da Uerj

Inteligência artificial, digitalização e inovação vão estar no centro do debate do Simpósio de Cooperação Internacional, Inovação e de Propriedade Intelectual – Uerj Summit 2024, na próxima quarta-feira (17), das 8h30 às 17h, na Capela Ecumênica, no campus Maracanã. O encontro é organizado pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Uerj, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE) da Universidade e o Laboratório de Avaliação, Tecnologia Social e Inovação (Latesi) do IME, e conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

‌O simpósio reunirá palestrantes de vários países, divididos nas cinco áreas temáticas do evento: Inteligência Artificial e Inovações; Fomento de Parcerias Estratégicas; Sustentabilidade; Propriedade Intelectual e Startups, e Cooperação Internacional e Estudos Olímpicos, para discutir as formas de cooperação de cada entidade, os meios de proteção utilizados, desafios e oportunidades. Todas as palestras terão tradução simultânea para o português e serão transmitidas ao vivo pelo canal da TV Uerj no YouTube.

Dentre os convidados internacionais, estão Jack Mardack, da Oyster (Califórnia); Yat Siu, fundador e CEO da Animoca Brands (Hong Kong); Alexey Potapov e Vita Potapova, da SingularityNET (Rússia); Robert Janssen, da Witsa e Assespro RJ (Brasil/EUA); Pedro Danilo Ponciano Nuñez, do Comitê Pierre de Coubertin de Guatemala (Guatemala); Derek Peaple, fundador da World@Peace (Reino Unido) e Mathilde Tachon, da World Intellectual Property Organization – Wipo (Suíça).

De acordo com Bianca Gama Pena, coordenadora do Uerj Summit 2024 e professora do IME, no atual cenário de incertezas e volatilidade mundial, em que a sustentabilidade é um dos focos principais, um dos grandes desafios é mostrar que é possível superar esses obstáculos. “A chave para isso é a colaboração entre as entidades para o compartilhamento de suas experiências. É criar um ambiente trazendo agentes do ecossistema de inovação para entendermos como a Uerj pode colaborar com cada um e como cada um pode colaborar entre si”, destaca Bianca, que leciona empreendedorismo.

O encontro é destinado a empresas, governo, sociedade civil, universidades, docentes, estudantes e profissionais nas áreas de Educação, Educação Física e Ciências do Esporte, Saúde, Cultura, Ciência e Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, dentre outras.

Lançamento de cartilha sobre propriedade intelectual

‌Além das palestras haverá, durante o evento, o lançamento da “Cartilha de Propriedade Intelectual e de Direitos da Personalidade”, desenvolvida pelo projeto de extensão e-Museu do Esporte da Uerj. A publicação apresenta a importância de proteger os ativos desenvolvidos em projetos de inovação, comparando os principais critérios e diferenças de Brasil e União Europeia. O intuito é que a publicação sirva de base para iniciativas com potencial de internacionalização.

‌As inscrições para o simpósio podem ser feitas gratuitamente pelo site do evento. ‌

Confira a programação completa:

‌8h – Café de boas-vindas

‌8h30 – Abertura

‌9h às 9h20 – “Sustentabilidade”, com Jack Mardack (Cofundador da Oyster EUA)

‌9h20 às 11h40 – “Fomento de parcerias estratégicas”, com Tânia Mara Francisco (Ministério da Educação), Francisco Bulhões (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro), Yago Andrade (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro), Ruth Jurberg (Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro), Cel. Alexandre Santana (Exército), Major Jomar Junior (Aeronáutica), Almirante Paulo Martino Zuccaro (Marinha) e Edgard Leite (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro)

11h40 às 12h10 – “Apresentação da Diretoria de Cooperação Internacional (Dircint) e das Pró-reitorias da Uerj”, com Mônica da Costa Heilbron (Dircint), Antonio Soares da Silva (PR1), Ana Maria de Almeida Santiago (PR3), Daniel Pinha Silva (PR4), Alexandra Grisolia (PR5), Renato Veloso (CCS), Roberto Dória (CEH), Mario Fritsch (CBIO) e Nadia Lima (CTC)

‌12h10 às 13h25 – “Cooperação Internacional e Estudos Olímpicos”, com Derek Peaple (Cofundador da World@Peace), Pedro Danilo Ponciano Nuñez (Universidad del Valle de Guatemala), Nelson Todt (PUCRS), Lamartine DaCosta (eMuseu do Esporte/Celafiscs) e Bianca Gama (IME/Uerj)

‌13h25 às 14h20 – Brunch

‌14h20 às 15h50 – “Inteligência artificial e inovações”, com Mathilde Tachon (WIPO), Alexey Potapov (SingularityNET), Vita Potapova (SingularityNET), Robert Janssen (WITSA) e Sean Seah (WITSA)

‌15h50 às 16h30 – “Sustentabilidade”, com Anna Luisa Beserra (Sustainable Development & Water for All) e Jens Nielsen (World Climate Foundation)

‌16h30 às 17h45 – “Propriedade intelectual e startup”, com Patrícia Ferreira (IFRJ), Bianca Gama (IME/Uerj), Patrícia Trotte (INPI) e Miryam Lazarte (Global Startups)

‌17h45 às 18h – Encerramento

Local: Capela Ecumênica da Uerj, campus Maracanã.