Em votação histórica do Consun, UnATI se torna unidade administrativa Núcleo de Envelhecimento Humano

24/07/202321:32

Prestes a completar 30 anos em agosto, a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) comemora uma conquista há muito acalentada: o Conselho Universitário (Consun) aprovou, na sexta-feira (21), por unanimidade, sua transformação em Núcleo de Envelhecimento Humano (NEH), unidade administrativa vinculada ao Centro Biomédico.

A partir de agora, o NEH poderá dar continuidade com mais autonomia às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UnATI, que realiza um trabalho pioneiro junto à população da terceira idade do Rio de Janeiro. O Núcleo conta com um Centro de Convivência para idosos, que promove cerca de 70 cursos e oficinas livres por ano, disponibiliza um serviço ambulatorial no campus Maracanã, vinculado ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), onde funcionam duas enfermarias, e produz a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Junto à Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, oferece uma Especialização em Geriatria e Gerontologia, além de Residência nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social. Sem falar no curso de extensão Informação e Orientação para Acompanhantes e Familiares de Idosos.

“Uma votação histórica, proporcionando uma grande conquista e um avanço extraordinário no que diz respeito às atividades e prestação de serviços voltadas ao envelhecimento humano na nossa universidade”, disse o reitor da Uerj Mario Carneiro.

Idosos marcaram presença na votação

Durante a sessão, o conselheiro relator do processo, Ivan Simões Garcia, destacou a necessidade de autonomia administrativa para um adequado planejamento das atividades e o atendimento da comunidade. “A proposta pretende institucionalizar as ações da UnATI, hoje dependente de diversas unidades da Uerj, mas também ampliá-las, conferindo a competência e as possibilidades de uma estrutura administrativa compatível com as exigências postas pela alteração dos padrões demográficos e pela necessidade de gerar alternativas práticas e criativas a essas questões”, disse ele, apoiado pelos idosos e servidores do Núcleo, que acompanhavam entusiasmados o relato.

O diretor do Centro Biomédico, Jorge Carvalho, ressaltou as vantagens da vinculação do NEH como unidade administrativa. “O Núcleo terá oportunidade de estabelecer uma maior interação em todas as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, inclusive prestação de serviços, com as pró-reitorias e com as demais unidades do Centro Biomédico, como parte permanente do seu colegiado de diretores”, afirmou.

Pró-reitora Cláudia Gonçalves (PR3), reitor Mario Carneiro, diretor do NEH, Renato Veras, pró-reitora Catia Antônia da Silva (PR4) e pró-reitor Rogério Rufino (PR5) comemoram a votação

Prevenção e promoção da saúde como prioridade

Para o diretor do NEH, Renato Peixoto Veras, a aprovação representa o coroamento de esforços despendidos nessas últimas três décadas. “É uma alegria muito grande para mim e para a Uerj ter idealizado esse projeto e estar à frente dele há 30 anos, como diretor. Tive magníficos amigos e apoiadores, começando pelos professores Américo Piquet Carneiro e Hesio Cordeiro, que entenderam que oferecer o melhor para o idoso é uma obrigação nossa”, garantiu.

A UnATI nasceu da constatação, 30 anos atrás, de que a população brasileira estava envelhecendo, a partir de dados demográficos. Com o crescente aumento da expectativa de vida no país, as doenças crônicas se fizeram mais presentes e, com isso, surgiu a necessidade de criar estratégias de saúde voltadas para seu acompanhamento e prevenção na população com mais de 60 anos. “Quando a UnATI foi criada, o envelhecimento era uma questão menor, agora ganhou força na saúde pública. Nosso papel é antecipar os problemas para que a pessoa possa, nesses anos a mais, viver de forma qualificada, por isso nos centramos na promoção da saúde e da participação social. E hoje temos reconhecimento da Organização Mundial da Saúde como um programa modelo de assistência”, comemorou Veras.