Uerj realiza primeira Semana da Inovação, com foco em impacto social, tecnologia e cultura científica

17/06/202516:22

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realiza, de 23 a 26 de junho, a primeira edição da Semana da Inovação. Organizado pelo Departamento de Inovação (InovUerj), núcleo vinculado à Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), o evento será incorporado ao calendário acadêmico anual da Universidade e tem como principal objetivo dar visibilidade às ações inovadoras desenvolvidas internamente, além de fortalecer a cultura de inovação entre estudantes, professores e técnicos administrativos.

O marco central da Semana será a realização da 16ª edição do WCTI – Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação, que, neste ano, terá como tema principal “Política de Neoindustrialização no Brasil: veredas da inovação para a reindustrialização do Rio de Janeiro”, com foco especial no programa lançado pela Finep no ano passado. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, na Capela Ecumênica, campus Maracanã da Uerj, com apoio da Faperj, reunindo representantes da Finep, da Embrapa, das pró-reitorias e dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). As inscrições podem ser feitas pela internet, onde também é possível conferir a programação completa do evento.

A expectativa é reunir cerca de 250 participantes por dia, tornando-se um espaço estratégico de articulação entre universidade, governo e setor produtivo. Para o diretor do InovUerj, José Brant, o evento tem caráter nacional e projeta a Uerj como protagonista em discussões estratégicas sobre inovação: “O WCTI tem caráter nacional, com presença de representantes ministeriais e especialistas de vários estados”, ressalta.

Feira de tecnologias e inovação social

Ao lado do workshop, uma feira de tecnologias será instalada no corredor principal da Universidade, espaço de grande circulação, para expor alguns dos projetos desenvolvidos por cerca de 200 Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDTs) ligadas ao Inovuerj/PR2. As iniciativas expostas vão desde tecnologias de ponta até ações voltadas à inovação social. A coordenadora de projetos de inovação do InovUerj, Suzana Bottega Peripolli, destaca o papel da Universidade como ambiente de soluções aplicáveis. “A inovação precisa sair dos espaços dos laboratórios especializados e atingir a sociedade”, frisa.

A primeira edição da Semana também terá como destaque a inovação social. Serão realizados painéis sobre políticas interseccionais, arranjos urbanos e inclusão, além da participação de convidados, como o produtor cultural Batman Zavareze, reconhecido por seu trabalho na interface entre arte, tecnologia e transformação social. A promoção da equidade de gênero também terá espaço, com destaque para projetos de extensão como Elas Fazem Ciência, Sim!, coordenado pela professora Jaqueline Senra, do Instituto de Química e a participação da Uerj no programa nacional Futuras Cientistas, do Edital CNPq. “Queremos que mais meninas vejam que também podem ser Futuras Cientistas, futuras engenheiras, químicas, físicas”, pontua Peripolli.

Uerj no Energy Summit

A Uerj marcará presença, ainda, no Energy Summit, evento nacional e internacional voltado à transição energética, à sustentabilidade e à economia, que será realizado na Cidade das Artes entre os dias 24 e 26 de junho. A Universidade terá um estande próprio, apresentando soluções inovadoras desenvolvidas por UDTs, incubadoras e empresas juniores do departamento. A participação reforça o papel da Uerj em uma agenda que alia tecnologia e compromisso com o meio ambiente, com destaque para projetos com inteligência artificial, realidade aumentada e inovação digital.

Com uma proposta ampla e inclusiva, a Semana da Inovação busca envolver todos os segmentos da comunidade universitária. Embora haja prioridade no engajamento dos estudantes, pensados como protagonistas da inovação futura, a programação também contempla os técnicos administrativos e docentes, por meio de ações como o Prointec, programa voltado à inserção dos técnicos em projetos de inovação. A iniciativa parte do princípio de que qualquer pessoa dentro da Universidade pode inovar, desde que receba as condições adequadas para desenvolver suas ideias. “Todo mundo pode fazer inovação. Basta acreditar que é possível”, resume o diretor.

A expectativa da organização é de que a Semana da Inovação ganhe ainda mais força nos próximos anos. “A gente acredita que esse evento vai se perpetuar e crescer ainda mais nos próximos anos”, afirma Brant. Para ele e para a equipe do InovUerj, o momento é de articulação institucional e de ampliação da visibilidade daquilo que já é realidade dentro da Universidade. “A Uerj é uma universidade inovadora, e agora isso será visível para toda a sociedade” conclui.