Entre a caloura Universidade do Distrito Federal (UDF) – criada em 1950 com a fusão de outras quatro instituições – e a veterana Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), há muito mais do que os 70 anos que as separam. Há a construção diária de uma identidade própria, que faz da Uerj uma instituição reconhecida por sua excelência acadêmica e seu compromisso social com a democracia, a inclusão e a diversidade.
Das quatro unidades originais – Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro, Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e Faculdade de Ciências Médicas, a Uerj saltou para 30 unidades acadêmicas, abrangendo Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Ilha Grande. Essas unidades oferecem mais de 90 cursos de graduação, 60 de mestrado e 40 de doutorado, além da educação básica promovida pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) e dos cursos a distância, disponíveis por meio da sua integração ao Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj).
Pioneira na adoção de políticas afirmativas, como a reserva de cotas raciais para ingresso pelo Vestibular, ao longo de seus 70 anos, a Uerj se consolidou como uma das principais referências em ensino, pesquisa, extensão e cultura, tanto em âmbito regional como nacional. Um exemplo recente tem sido sua relevante atuação no combate à Covid-19, seja na área assistencial, com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe); seja na realização de testagem, com a Policlínica Piquet Carneiro (PPC); ou mesmo nas inúmeras pesquisas e estudos desenvolvidos pelas diversas áreas do saber.
Neste 4 de dezembro de 2020, a comemoração de seus 70 anos só é possível graças à trajetória heroica de inúmeras personalidades, conhecidas e anônimas, que escreveram sua história até aqui e, também, daqueles que assumiram o compromisso de honrá-la e perpetuá-la, de forma coerente com seus valores.
Boa parte dessa história e de seus personagens pode ser conferida no livro “Uerj 70 anos: 1950 – 2020”, lançado pela Editora da Uerj, fruto da pesquisa coordenada pelo professor Luís Reznik, da Faculdade de Formação de Professores (FFP).
Ouça a playlist criada pela Rádio Uerj com falas históricas de personalidades como
Paulo Freire, Betinho, Darcy Ribeiro e Milton Santos, entre outros. E assista ao vídeo produzido pela TV Uerj.
Comemorações e Quiz
No dia 4 de dezembro, foi realizada a solenidade comemorativa Uerj 70 anos, às 15h, e a live com Noca da Portela, a partir das 16h30, ambas transmitidas pelo canal da TV Uerj no YouTube.
E para marcar a semana do aniversário da Uerj, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) criou um quiz nas redes sociais: #Uerj70anos – Prove que é um superfã!
Dois desafios por dia testaram os conhecimentos dos internautas sobre a história da Universidade, de segunda a sábado. Confira o gabarito e veja quantos acertos você teve!