A criação de unidades acadêmicas no interior do estado representa a ampliação do acesso da população às atividades desenvolvidas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), confirmando a excelência da sua produção acadêmica e posicionando-a como importante agenciadora do desenvolvimento socioeconômico do Estado.
Além do campus Francisco Negrão de Lima, no município do Rio de Janeiro, a Universidade está presente em outros municípios. Em Duque de Caxias, localiza-se a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF); em Nova Friburgo, o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ); em Resende, a Faculdade de Tecnologia (FAT); em São Gonçalo, a Faculdade de Formação de Professores (FFP); na Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads) e em Teresópolis, o Departamento de Turismo do Instituto de Geografia (IGEOG).
Estas unidades contribuem para a superação dos problemas locais e o desenvolvimento dos municípios, aproveitando o potencial de cada região, atuando de forma expressiva para a melhoria das condições sociais e econômicas das comunidades.
A UERJ dispõe, ainda, de outras formas de interiorização, desenvolvendo programas como o Internato Rural e a Educação a Distância.