Título Doutor Honoris Causa
É o título mais importante concedido pela Universidade, aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.
Resolução 277/1965 – Dispõe sobre as dignidades universitárias.
Título Professor Emérito
O Título de Professor Emérito é concedido ao professor titular que se tenha aposentado após pelo menos 20 anos de serviço à Uerj e que tenha se destacado, de forma excepcional, pela capacidade e dedicação ao magistério.
Título Técnico-Administrativo Emérito
A Resolução 03/2022 aprovou a criação do Título de Técnico-Administrativo Emérito. A honraria é destinada ao servidor que tenha contribuído de modo singular e efetivo ao cumprimento das atividades-fim e à afirmação do espírito e caráter públicos da Uerj. É preciso que se tenha aposentado após pelo menos 20 anos de serviço à Universidade.
Ordem do Mérito José Bonifácio
CRIAÇÃO: “A Ordem do Mérito José Bonifácio é concedida a personalidades internacionais e estrangeiras que se tenham destacado nos setores da educação e da cultura, sobretudo em benefício da Universidade do Estado da Guanabara” (Resolução 408/1972).
MODIFICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE CONCESSÃO: A Ordem do Mérito José Bonifácio, criada pela Resolução nº 408/72, será concedida a personalidades nacionais e estrangeiros que se tenham notabilizado nos setores da educação e cultura, sobretudo em benefício da Uerj. Os títulos da Ordem do Mérito José Bonifácio corresponderão aos Graus de Cavaleiro, Oficial e Grão-Oficial. As antigas Ordem do Mérito José Bonifácio de 2º grau correspondem às de Cavaleiro e as de 1º grau ao de Oficial (Resolução 492/1980).
Título Aluno Eminente
O título de Aluno Eminente é destinado a premiar ex-alunos de curso de graduação ou pós-graduação que tenham revelado excepcional aproveitamento durante a vida acadêmica e contribuído para valorizar o conceito da Uerj. Foi regulamentado pela Resolução 494/1980.
Prêmio Anísio Teixeira
O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído pela Lei 6701/2014, de 11 de março de 2014, e tem como objetivo reconhecer a contribuição dos técnico-administrativos para a construção da Uerj. A honraria foi regulamentada pelas Resoluções 13/2020 e 11/2021, sendo concedida pela primeira vez no ano de 2022.
Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação
Instituído pelo Aeda 052/2020, o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação é concedido anualmente aos professores cuja dedicação transforma o ensino e incentiva a formação discente. A escolha é feita pelos alunos dos cursos de graduação, em votação pela internet.
Prêmio de Iniciação à Ciência
O Prêmio de Iniciação à Ciência foi criado em 16 de fevereiro de 1996 e denominado, num primeiro momento, de Prêmio de Iniciação à Ciência Professores Eméritos da Uerj. Em 2001, o Prêmio teve seu nome alterado para Prêmio de Iniciação à Ciência. É concedido anualmente aos alunos que se destacaram na Semana de Iniciação Científica da Uerj. A cada ano, o prêmio recebe o nome de professores eméritos da Uerj ou de personalidades que tenha se destacado na área acadêmica, científica ou cultural.
CRIAÇÃO: Cria o Prêmio de Iniciação à Ciência “Professores Eméritos da Uerj”
ALTERAÇÃO DO NOME: Altera o nome do prêmio concedido a alunos nas semanas de Iniciação Científica da Uerj