Rede UerjPlan articula universidade para incentivar cultura de planejamento e orçamento participativo

17/12/202010:30

A Rede de Planejamento e Orçamento da Uerj (Rede UerjPlan) foi criada pela Reitoria por meio do Ato Executivo 30 2020, em 18 de maio, e lançada oficialmente durante a solenidade comemorativa dos 70 anos da Universidade, no último dia 4 de dezembro. Seu objetivo principal é promover uma maior cultura de planejamento estratégico na instituição, integrado às questões orçamentárias para uma gestão transparente e eficiente.

A Rede UerjPlan aposta na dimensão participativa das ações e na articulação institucional, compartilhando responsabilidades, administrando demandas e recursos. Coordenada pela Diretoria de Planejamento e Orçamento da Uerj (Diplan), a Rede é composta por cerca de 50 pontos focais: servidores indicados pela direção de seus componentes organizacionais, para atuar como pontes entre eles e a Diretoria. A ideia é que esses pontos focais possam trocar ideias e propostas de planejamento para a Universidade.

“A partir da Rede UerjPlan, estamos remodelando a forma como pensamos a gestão orçamentária e constituindo uma nova cultura de planejamento para melhor garantir a autonomia universitária”, esclareceu o diretor de Planejamento e Orçamento da Uerj, Bruno Sobral. Para isso, a Diplan promoveu encontros virtuais com as pró-reitorias, os centros setoriais e suas respectivas unidades acadêmicas. Foram ainda oferecidas oficinas técnicas remotas e reuniões sobre a Proposta Orçamentária.

No âmbito do estado do Rio de Janeiro, a atuação em redes já compõe a estratégia do órgão central de planejamento e orçamento em sua articulação com os demais setores, a exemplo das secretarias e entidades vinculadas – como a Uerj, que por ser ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), integra as redes do Executivo.

“Queremos uma relação de maior cooperação e diálogo com o governo estadual sobre a modernização da gestão e dando o exemplo de uma comunidade de boas práticas. Esse é o caminho para a busca de protagonismo da Universidade nas redes governamentais já existentes de planejamento e orçamento”, afirmou Bruno Sobral.

Conheça a experiência de alguns dos integrantes da Rede UerjPlan no vídeo abaixo.