Comunidade acadêmica arrecada mais de dez toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

16/05/202416:51

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) não é apenas uma instituição de ensino de excelência, mas também um local de solidariedade. Tocada pela catástrofe climática que atingiu diversos municípios do Rio Grande do Sul, a comunidade acadêmica da instituição organiza, desde o dia 8 de maio, uma campanha de arrecadação de donativos destinados àqueles que foram vítimas das enchentes no estado.

Os itens arrecadados são encaminhados para a base da Força Aérea Brasileira (FAB)

Até o momento, cerca de dez toneladas de alimentos, água, rações para animais, roupas e produtos de limpeza e higiene pessoal foram doados. A campanha é realizada em uma parceria da Prefeitura dos Campi, que executa a operação logística da ação, com a Enactus, organização internacional sem fins lucrativos com filial na Uerj, que tem o objetivo de desenvolver jovens universitários para atuação em projetos empreendedores de viés social, econômico e ambiental.

Elaine Borin, professora conselheira do time Enactus Uerj e docente da Faculdade de Engenharia (FEN), destaca que a iniciativa surgiu de uma ideia conjunta com os integrantes da equipe, alunos de graduação de diversos cursos da Universidade. “Os estudantes estão muito empenhados e trabalhando para fazer com que a operação aconteça da melhor forma. A missão deles é fazer esse movimento de ajuda e estão bem motivados”, comemora.

Após organização dos funcionários da Prefeitura e dos voluntários, os itens arrecadados são encaminhados por meio de caminhões para a base da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão). De lá, são transportados para a região atingida e distribuídos para os que mais precisam. “A Uerj será sempre solidária com esse tipo de situação e contará com o nosso esforço”, ressalta o prefeito dos campi, Geraldo Cerqueira.

Voluntários e funcionários da Prefeitura acondicionam as doações

Apesar do trabalho realizado pela equipe da Enactus e pela Prefeitura, Elaine ressalta a necessidade de alcançar novas pessoas que possam colaborar com a campanha. Para isso, a professora iniciou uma ação de convite aos centros acadêmicos e empresas juniores da Uerj. “Eu acho que o trabalho voluntário alimenta a alma. E é importante a gente entender que a Universidade também pode estimular isso nos alunos”, defende.

Os interessados em colaborar podem levar suas doações para o espaço destinado à coleta, instalado no hall dos elevadores do Pavilhão João Lyra Filho, no campus Maracanã da Universidade, de segunda a sexta, das 6h às 23h, e sábado, das 6h às 18h. Os itens mais necessitados são alimentos não perecíveis, ração para animais e produtos de higiene e de limpeza. No momento, estão suspensas as doações de água mineral, roupas e calçados.

Fotos: George Magaraia