CAp-Uerj abre processo seletivo de 2023, com 140 vagas para séries dos ensinos fundamental e médio

27/10/202220:10

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj), abriu inscrições, nesta quinta-feira (27), para o processo seletivo de 2023. São 140 vagas, para o 1°, 3°, 5°, 6°, 8° e 9° anos do ensino fundamental e para o 1° do ensino médio. O responsável pelo candidato deve preencher o requerimento até o dia 9 de novembro, no endereço www.cap2023.uerj.br

Após dois anos de mudanças impostas pela pandemia, a seleção volta a ser feita em duas etapas, com prova de nivelamento e sorteio público para 6°, 8° e 9° anos do fundamental e 1° ano do ensino médio. Os candidatos podem se preparar consultando as provas anteriores disponíveis no site. Já para o primeiro segmento do ensino fundamental, haverá apenas sorteio.

O diretor do CAp-Uerj, Thiago Corrêa, acredita que a procura por vagas deve crescer. “O sorteio é uma ferramenta adicional para garantir uma maior democratização do acesso ao Instituto. E com o retorno ao presencial e a nova sede mais bem localizada, esperamos um aumento significativo no número de inscritos”, explica.

Em março deste ano, a unidade mudou de casa, passando a funcionar na Rua Barão de Itapagipe, nº 96, no Rio Comprido. O local, com cerca de 7 mil metros quadrados, oferece estrutura que reúne mais de 40 salas de aula, 4 quadras poliesportivas, salas especiais para artes, música, teatro, fotografia e design, laboratórios de ciências da natureza, biblioteca, auditório e refeitório.

Sistema de cotas

Os candidatos com renda per capita mensal familiar bruta igual ou inferior a R$ 1.818,00 podem concorrer às vagas do sistema de cotas. Os percentuais são divididos entre três grupos: negros, pardos e índios; estudantes da rede pública; e pessoas com deficiência.

Filhos de professores e técnicos da Uerj também tem vagas reservadas no 1º, 6º e 9º anos.  Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser enviadas para o e-mail cap2023@dsea.uerj.br.