Instituto de Aplicação da Uerj inaugura nova sede com 7 mil m2 no Rio Comprido – espaço quase o dobro do anterior

14/03/202220:21

Prestes a completar 65 anos, o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) ganhou oficialmente sua casa nova. Foi inaugurada, nesta segunda-feira (14), a sede na Rua Barão de Itapagipe, 96, no Rio Comprido. Além de funcionários e alunos, que já vinham frequentando o espaço desde o início das aulas em fevereiro, a cerimônia contou com a presença do reitor Ricardo Lodi; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano; e do governador Cláudio Castro.

O imóvel, que abrigou o Instituto Padre Leonardo Carrescia por 73 anos, tem área de 7 mil m2, quase o dobro da unidade anterior, na Rua Santa Alexandrina. A estrutura conta com 43 salas de aula, 4 quadras poliesportivas, 7 salas especiais para artes, música, teatro, fotografia e design, 4 laboratórios de ciências da natureza, biblioteca, clube de leitura, auditório e refeitório.

O diretor do CAp-Uerj, Thiago Corrêa, lembrou que a busca por uma sede apropriada atravessou muitas gestões. “Depois de anos de luta, finalmente saímos de um local que era um hospital adaptado para este, que foi concebido para ser uma unidade escolar, oferecendo conforto e dignidade para os nossos estudantes e colaboradores. Em um ano onde tudo poderia ter sido usado para adiar essa promessa – ano de pandemia e de recuperação fiscal –, nosso sonho foi concretizado, e por isso somos muito gratos”, afirmou.

Para o reitor Ricardo Lodi, o segredo para o projeto sair do papel foi o entendimento da Universidade com os poderes do estado e a sociedade. “A Uerj está aberta ao diálogo com todas as instâncias, porque precisamos cumprir nossa missão de mudar a vida do cidadão fluminense”, disse Lodi.

O governador Cláudio Castro também ressaltou a importância da interlocução entre as instituições, o Governo e o parlamento, e lembrou que o aporte de R$ 26 milhões para a compra da nova sede foi proveniente da Alerj. “Quando a gente fala em repasse, é preciso entender que esse dinheiro é fruto de economia dos deputados, que devolveram a verba não utilizada para reverter em benefício para a população”, explicou.

“O estado está entrando nos trilhos graças a esse processo de diálogo. Precisamos fortalecer as universidades, as escolas, porque é daqui que vai sair o conhecimento, o senso crítico que vai formar nossos futuros governantes”, concluiu Castro.

Auxílio para uniforme

Durante a cerimônia, a Reitoria da Uerj anunciou uma outra boa notícia para os cerca de mil de estudantes do CAp. O Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 18/2022 instituiu auxílio semestral de R$ 350,00 destinados a compra de uniforme escolar. Os procedimentos e prazos para recebimento do apoio financeiro serão definidos pela Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4).