Campus Zona Oeste é o segundo a receber Serviço de Promoção da Saúde e Sala de Apoio à Maternidade

05/09/202317:51

O campus Zona Oeste da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é o mais novo contemplado com o Serviço de Promoção da Saúde Universitária (SPSU) e a Sala de Apoio à Maternidade. A Pró-reitoria de Saúde (PR5) inaugurou os dois locais de assistência na unidade, no dia 31 de agosto, em uma iniciativa do Comitê de Assessoramento em Ações de Promoção da Saúde Universitária, criado em outubro de 2022, seguindo o conceito positivo de práticas preventivas.

A superintendente de Unidades Estratégicas, Luanda Silva de Moraes, lembrou o histórico da Uerj como uma instituição voltada para o cuidado da comunidade. “A Uerj transforma a vida das pessoas porque cuida delas. A Universidade vacinou mais de 100 mil pessoas durante a pandemia e, não por acaso, a PR5 nasceu nesse momento de caos planetário. Não basta promover o ingresso de estudantes e servidores, a Universidade precisa cuidar dessas pessoas”, ressaltou.

Serviço propõe ações preventivas

Sala de Apoio à Maternidade oferece conforto às servidoras e estudantes

A Uerj-ZO é a segunda unidade externa a ganhar as salas. A primeira foi o Instituto Politécnico do Estado do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo (IPRJ), em julho deste ano. A expectativa da PR5 é que, nos próximos meses, os serviços de promoção da saúde sejam inaugurados em todos os campi da Universidade, dando sequência à política que vem sendo desenvolvida pela Uerj nesse setor, que resultou na certificação como Universidade Promotora da Saúde.

Assim como no campus de Nova Friburgo, a sala do Serviço de Promoção da Saúde Universitária vai disponibilizar atendimento primário para a comunidade acadêmica da Uerj-ZO e também para os alunos e servidores do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, que funciona no mesmo campus. O objetivo é propor a avaliação e a prevenção de doenças, com acompanhamentos para rastreio e identificação precoce de riscos à saúde.

Já a Sala de Apoio à Maternidade oferece todo o conforto e segurança para que as mães servidoras e alunas possam amamentar seus bebês ou ordenhar o leite, que poderá ser acondicionado na geladeira em recipientes previamente esterilizados.

Equipe destaca políticas inclusivas

Equipe da Pró-reitoria de Saúde, enfermeira e técnicas de enfermagem

A equipe de atendimento do serviço, formada pela enfermeira Luana Lira e as técnicas de enfermagem Alina Motta e Elisângela José, está otimista com a novidade. “Trabalhei por nove anos, à beira leito, no Hospital Universitário Pedro Ernesto e pude presenciar vários pacientes na internação com problemas que poderiam ter sido evitados com a promoção e a prevenção da saúde”, destacou Elisângela.

Mãe de Heitor Miguel, de 2 anos, Luana ressalta que, além de atender a comunidade, fará uso, como servidora, da Sala de Apoio à Maternidade. “Para quem é mãe, é muito triste desperdiçar o alimento que você sabe ser importante para o seu filho. A intenção da PR5 é levar essas salas para outros campi e discutir mais essas políticas inclusivas voltadas para a mulher que é mãe, que amamenta, que precisa ter esse olhar não excludente”, elogia a enfermeira.