Uerj recebe certificado de adesão à Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde

04/09/202317:15

As iniciativas bem-sucedidas de apoio ao bem-estar da comunidade acadêmica nos últimos dois anos renderam à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) o certificado de adesão à Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups). O reconhecimento ocorreu no dia 29 de agosto, no campus Maracanã, em solenidade realizada durante o I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde.

Com isso, a Uerj passa a integrar uma rede formada por entidades de educação superior que têm desenvolvido uma cultura organizacional orientada por princípios associados ao movimento global da promoção da saúde. A Riups, que opera em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), visa promover a saúde integral e o bem-estar daqueles que estudam, trabalham e convivem no espaço universitário.

Proposta de promoção da saúde é abrangente

Participaram da mesa de abertura da solenidade autoridades da Uerj, como o reitor Mario Carneiro; o vice-reitor em exercício, Lincoln Tavares, o pró-reitor de Saúde, Rogério Rufino; e a superintendente de Gestão de Pessoas, Cláudia Mello, além dos representantes das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Leite, e de Saúde, Antônio Rodrigues Braga Neto.

Para o reitor Mario Carneiro, a certificação evidencia o empenho das Pró-reitorias de Saúde (PR5) e de Políticas e Assistência Estudantis (PR4). “O trabalho desses setores pela saúde de nossos estudantes e servidores é extremamente importante para a Uerj, porque abrange desde os estudos do sistema de saúde, o atendimento assistencial da nossa comunidade acadêmica, as campanhas de vacinação, dentre outras ações de planejamento”, afirmou, ao parabenizar as equipes responsáveis.

“A promoção da saúde ainda vai além, atuando naquilo que é mais importante – propor uma mudança no estilo de vida da nossa comunidade”, acrescentou o pró-reitor Rogério Rufino. “Essa proposta implica aceitar o modo de trabalho home office e a reserva de um período para atividades físicas, por exemplo. A escala nunca deve ser de produtividade; ela deve ser humana”, ressaltou.

O evento contou ainda com a conferência magna “Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde: por que e para quê?”, do professor Hiram Arroyo-Acevedo, da Universidade de Porto Rico e coordenador-geral da Riups.

O simpósio fez parte da programação da II Semana de Promoção da Saúde Universitária: equidade, sustentabilidade, inovação e representação social, que ocupou o campus Maracanã com campanhas de doação de órgãos, sangue e medula óssea, e de prevenção do câncer de colorretal, entre outras ações, além de agenda cultural.

Ações regulares beneficiam comunidade acadêmica

A certificação recebida pela Uerj é a culminância de um trabalho que começou com a criação da Pró-reitoria de Saúde, em junho de 2021, com a missão de implementar a gestão integrada do complexo universitário de saúde. De acordo com a coordenadora de Assistência em Saúde da PR5, Alessandra Sant’anna Nunes, em outubro de 2022, foi instalado o Comitê de Assessoramento de Ações de Promoção da Saúde pela pró-reitoria, com representações docentes, discentes e administrativas. Após receber a visita de um representante da Riups, por intermédio da Faculdade de Enfermagem, o Comitê decidiu realizar a I Semana de Promoção da Saúde Universitária nos campi Maracanã, Nova Friburgo e Resende. “Na sequência desse evento, desencadeamos a criação de três pilares importantes ligados ao Comitê: a Comissão de Apoio à Maternidade, a Comissão de Saúde Mental e os serviços de Promoção da Saúde Universitária. Em seguida, candidatamos a Uerj à certificação na Rede”, lembra Alessandra, que é uma das representantes oficiais da Universidade na Riups, juntamente com a professora Magda Guimarães de Araújo Faria, da Faculdade de Enfermagem.

Inaugurados nos campi regionais de Nova Friburgo, em julho, e Zona Oeste, em agosto de 2023, o Serviço de Promoção da Saúde Universitária (SPSU) e a Sala de Apoio à Maternidade visam incentivar ações de saúde regulares e sistemáticas ao longo do ano e oferecer um espaço onde estudantes e servidoras possam amamentar ou extrair seu leite. Segundo Alessandra, o objetivo do Comitê é que os serviços sejam oferecidos em breve em todos os campi da Uerj.