Nova Pró-reitoria da Uerj terá a missão de implementar a gestão integrada do complexo universitário de saúde

16/06/202110:13

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ganhou mais uma importante unidade administrativa. O Conselho Universitário (Consun) aprovou, na última sexta-feira (11), a criação da Pró-reitoria de Saúde (PR-5). Ela terá a tarefa de assessorar a Reitoria na gestão do complexo de saúde, de modo a integrar assistência, ensino de graduação e pós-graduação, formação continuada de pessoal de saúde, pesquisa e extensão universitárias nas unidades acadêmicas da Uerj, no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad) e no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa).

A PR-5 também será responsável por organizar um plano de atendimento à saúde dos servidores e alunos, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e sem sobrecarga aos profissionais já em atuação. A Resolução 05/2021 estabelece que um grupo de trabalho formado por integrantes de diferentes segmentos promova amplo diálogo, a fim de traçar as diretrizes mais adequadas neste processo.

Nesta terça (15), o professor Denizar Vianna Araújo, da Faculdade de Ciências Médicas, foi nomeado para comandar a nova Pró-reitoria. E o Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 027/2021 definiu sua estrutura, sem aumento de despesas. Além do gabinete, o organograma inclui o Departamento de Gestão das Unidades Assistenciais e o Departamento de Gestão de Órgãos de Apoio Técnico.

“A criação da PR-5 é uma providência urgente neste momento em que a Uerj vive. Atualmente, mais de 70% dos temas enfrentados pela Reitoria vêm da área de saúde, envolvem as nossas unidades assistenciais, e não existia, até agora, um espaço institucional exclusivamente dedicado, na Administração Central, para a resolução articulada e harmonizada dessas situações”, ressalta o reitor Ricardo Lodi.

A Pró-reitoria de Saúde vai atuar, ainda, buscando fortalecer a integração acadêmico-assistencial, de modo a elaborar um modelo de gestão para as unidades do complexo de saúde da Uerj, otimizando os recursos humanos e de infraestrutura, além de consolidar a cultura da pesquisa para gerar conhecimento voltado às demandas do SUS.

“Temos que ter um locus na Reitoria para promover as discussões, envolvendo toda a Universidade, que levarão ao atendimento da comunidade acadêmica da Uerj, e, ao mesmo tempo, ao aprofundamento, em nossas unidades de saúde, da conformidade aos princípios reatores do SUS, notadamente a universalidade e a equidade, a partir de um conceito ampliado de saúde que abarque, além das ações de assistência, a prevenção de doenças e promoção da saúde da população fluminense” , conclui Lodi.

Leia a Resolução 05/2021 e o Aeda 027/2021 na íntegra.