Uerj inaugura Serviço de Promoção da Saúde e Sala de Apoio à Maternidade no campus de Nova Friburgo

06/07/202319:19

A comunidade acadêmica do Instituto Politécnico (IPRJ) da Uerj acaba de ser contemplada com um duplo benefício: a Pró-reitoria de Saúde (PR5) inaugurou, no campus regional de Nova Friburgo, no último dia 5 de julho, o Serviço de Promoção da Saúde Universitária (SPSU) e a Sala de Apoio à Maternidade. Ambos os serviços representam conquistas do Comitê de Assessoramento em Ações de Promoção da Saúde Universitária, instituído em outubro de 2022, com o objetivo de aplicar o conceito positivo de práticas preventivas.

A mesa de abertura da cerimônia de inauguração contou com a participação de autoridades da Uerj, como o reitor Mario Carneiro; o pró-reitor de Saúde, Rogério Rufino; o vice-diretor do IPRJ, Lucas Lima; a superintendente de Gestão de Pessoas, Claudia Mello; a superintendente de Unidades Estratégicas, Luanda Silva de Moraes; além da secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano. Em seguida, a professora Helena David, da Faculdade de Enfermagem da Uerj, proferiu a palestra “Promoção da saúde: ações propositivas na busca de equidade e melhor saúde para todos”.

Prevenção, conforto e segurança

A proposta do SPSU é incentivar ações de saúde regulares e sistemáticas ao longo do ano, recepcionando e realizando os encaminhamentos adequados para a rede pública local dos casos de urgência que possam ocorrer no campus. Com isso, além de um posto de atendimento primário, realizado por enfermeiros e técnicos de enfermagem da Uerj, serão oferecidos a alunos, professores e técnicos administrativos campanhas, treinamentos, palestras e rodas de conversa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com temáticas relacionadas à prevenção. “Não se trata de atendimento médico de urgência. É um serviço que, acima de tudo, propõe a avaliação e a prevenção de doenças, com acompanhamentos para rastreio e identificação precoce de riscos à saúde”, ressalta a coordenadora de Assistência à Saúde da PR5, Alessandra Sant’anna Nunes.

Espaço para atendimento primário no IPRJ

Já a Sala de Apoio à Maternidade é um espaço onde as estudantes e servidoras poderão amamentar ou extrair seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho. Equipada com uma geladeira e poltronas de amamentação, a sala foi projetada para oferecer conforto, privacidade e segurança às mães e crianças.

A professora Daiara Faria, de 36 anos, foi a primeira a utilizar a sala. Mãe de Hugo Luís, de 1 ano e 2 meses, ela se surpreendeu com a facilidade com que conseguiu amamentar o menino ao entrar no espaço. “É uma iniciativa muito importante, pois a amamentação precisa de suporte. Eu só conseguia amamentar o Hugo em casa, mas agora ele já vai identificar essa sala como o ‘lugar de mamar’”, elogia ela, que faz parte do Grupo Mães Cientistas da Uerj.

Mãe da Stela, de 1 ano e 3 meses, a aluna de Engenharia Mecânica Thaynara Sabino, de 25 anos, também recebeu a notícia da inauguração da nova sala com satisfação. “Além dos apoios estudantis oferecidos pela Uerj, esse espaço físico para recolhimento de leite e amamentação possibilita que eu continue estudando mesmo quando surgir um imprevisto com a alimentação da minha filha”, diz.

Professora Daiara foi a primeira a amamentar na nova sala

Outras unidades externas serão contempladas

A PR5 vem realizando visitas técnicas às unidades estratégicas da Uerj e pretende criar seis postos nos locais que ainda não contam com nenhum tipo de assistência à saúde local para atendimento primário da comunidade interna. Até o fim de 2023, estão previstas as inaugurações dos Serviços de Promoção da Saúde Universitária em mais duas unidades, na Faculdade de Tecnologia (FAT), em Resende, e no campus da Zona Oeste (Uerj-ZO).

O reitor Mario Carneiro afirmou que as melhorias no IPRJ marcam o início de uma nova fase para as unidades externas da Uerj. “Esse é um momento histórico que vai se replicar nas outras unidades estratégicas. Uma universidade inclusiva como a nossa conhece bem as dificuldades enfrentadas pelos alunos e, por isso, dedica uma atenção especial à promoção da saúde”, disse ele, destacando ações anteriores, como a parceria firmada com a Secretaria municipal de Saúde de Nova Friburgo durante a pandemia de Covid-19, que transformou o campus em posto de vacinação.

O pró-reitor de Saúde, Rogério Rufino, também enfatizou o diálogo com a administração municipal, revelando que novas ações conjuntas entre a Uerj e a Secretaria estão por vir. “Após a pandemia, a promoção de saúde se tornou fundamental para as unidades externas. Teremos uma aproximação maior com o município de Nova Friburgo nesse aspecto, em mão dupla: a Secretaria de Saúde colaborando com a Uerj e a Universidade atendendo a solicitações do município”, salientou.

A secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano, também festejou a criação do Serviço e a parceria com a Uerj, que engloba ações de promoção da saúde no campus, como palestras e campanhas, e a recepção de alunos e servidores que serão encaminhados pelo SPSU à rede pública. “Podemos dizer que este é um grande momento para o município e para a Universidade. Que as parcerias sejam ampliadas, concretizadas e fortalecidas. É encantador saber que, com esse serviço do IPRJ, as pessoas chegarão à atenção básica de saúde e à atenção hospitalar bem orientadas, porque houve prevenção e acolhimento antes”, reforçou.