Uerj lança Programa de Auxílio Inclusão Digital para 12 mil alunos de graduação, pós-graduação e CAp

10/08/202011:26

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abre nesta segunda-feira (10), até o dia 28 de agosto, as inscrições para o Programa de Auxílio Inclusão Digital voltado aos seus estudantes. A iniciativa da Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4) tem como objetivo democratizar as condições técnicas necessárias para promover o acesso dos alunos à internet, durante o Período Acadêmico Emergencial: afinal, a partir de 14 de setembro, as aulas e atividades serão remotas.

De acordo com o edital, a Universidade vai fornecer chips com franquia de serviços de dados móveis. Cerca de 12 mil estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-Uerj) serão beneficiados com a medida. O programa se destina a alunos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, que deverão assinar a Declaração de Vulnerabilidade Socioeconômica específica. Os estudantes cotistas e aqueles que recebem bolsa permanência estão dispensados de apresentar comprovação de renda, mas precisam se inscrever solicitando o Auxílio Inclusão Digital.

O Auxílio terá a duração de seis meses, podendo ser renovado por mais um semestre. Caso haja retorno às aulas presenciais antes do término desse prazo, os chips serão cancelados automaticamente. A inscrição é feita por meio de formulário disponível na página eletrônica da PR-4,  ou do Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil (Daiaie). Mas atenção ao período, que é de 10 a 28 de agosto.

Para a pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis, Catia Antonia da Silva, esse é um passo importante que a Uerj dá em direção à efetiva inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “As aulas remotas, em plena pandemia, têm de chegar a todos os alunos. Não fazer nada seria fechar os olhos a uma realidade tão diversa. Muito me orgulha que a Uerj esteja sempre atenta a essas questões, se posicionando e promovendo ações que de fato democratizem o acesso de sua comunidade estudantil à educação”, afirma a professora.

Confira o edital na íntegra em http://www.pr4.uerj.br/