Uerj não altera suspensão de atividades após pronunciamento da Presidência da República

25/03/202019:32

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) informa, em nota à comunidade, que diante do pronunciamento da Presidência da República incitando a população a descumprir normas estaduais e municipais de controle à propagação do novo coronavírus, permanece em vigor a suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas não essenciais, determinada nos termos do AEDA nº 13.

A finalidade é proteger a comunidade universitária, em consonância com os protocolos adotados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, que preconizam o isolamento social como medida de combate à disseminação da pandemia. A recomendação à comunidade é para que todos permaneçam em casa, exceto as pessoas envolvidas no esforço de atendimento à população, nas unidades de saúde da Universidade.

Ao lado da Uerj, outras dez instituições públicas de ensino superior e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro reafirmam, em documento, seu compromisso com as atuais estratégias de enfrentamento da Covid-19, alertando para a necessidade de que as instruções das autoridades sanitárias sejam respeitadas com rigor, para não colocar em risco a população ou gerar um cenário de caos social.

Leia a nota na íntegra:

NOTA À COMUNIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio da sua Reitoria, das suas Pró-Reitorias e das Direções dos seus Centros Setoriais, diante do pronunciamento em cadeia nacional do Presidente da República, incitando a população ao descumprimento das normas estaduais e municipais de controle à propagação da COVID-19 (novo coronavírus), vem reiterar sua decisão de suspender as atividades não essenciais, a fim de proteger a sua comunidade e em consonância com os protocolos emanados do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do próprio Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, que recomendam o isolamento social como medida de combate ao alastramento da pandemia.

Por estas razões, está mantido o AEDA nº 13/REITORIA/2020, que determinou a suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas não essenciais, com fundamento no Decreto estadual nº 46.980/2020.

De outro lado, a UERJ reitera o seu compromisso social de atendimento à saúde da população em suas unidades de saúde para o enfrentamento dos casos de grande complexidade decorrentes do novo coronavírus.

Assim, recomendamos à comunidade interna e externa que, excetuando-se às pessoas envolvidas no esforço de atendimento à saúde da população, permaneçam em casa.

Atenciosamente,

Ricardo Lodi Ribeiro – Reitor

Mario Sergio Alves Carneiro – Vice-Reitor

Lincoln Tavares Silva – Pró-Reitor de Graduação (PR-1)

Luís Antônio Campinho Pereira da Mota – Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2)

Cláudia Gonçalves de Lima – Pró-Reitora de Extensão e Cultura  (PR-3)

Catia Antonia da Silva – Pró-Reitora de Políticas e Assistência Estudantis  (PR-4)

Jorge José de Carvalho – Diretor do Centro Biomédico (CBI)

Dirce Eleonora Nigro Solis – Diretora do Centro de Ciências Sociais (CCS)

Bruno Rego Deusdará Rodrigues – Diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH)

Nadia Pimenta Lima – Diretora do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC)