Uerj inaugura serviço de transporte integrado gratuito na Faculdade de Tecnologia, em Resende

12/12/202318:41

Facilitar o acesso e o deslocamento dos membros da comunidade acadêmica. Com este objetivo, foi inaugurado, nesta terça-feira (12), o serviço de transporte integrado gratuito na Faculdade de Tecnologia (FAT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em Resende. Três linhas vão funcionar regularmente, ligando diferentes pontos ao campus regional, localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). A principal delas percorrerá, de segunda a sábado, o centro e os principais bairros do município. A segunda permitirá a conexão da FAT com a sede no Maracanã, partindo da capital fluminense aos domingos e retornando às sextas-feiras. Já a terceira linha sairá de Volta Redonda, passando por Barra Mansa. Confira os itinerários e horários oferecidos.

Diretor da FAT, Dener Martins, reitor Mario Carneiro e pró-reitora Catia Antonia inauguram serviço

De acordo com o reitor Mario Carneiro, a iniciativa, planejada pela Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) e pela Prefeitura dos Campi, poderá ser expandida em breve. “Implementar o transporte intercampi é uma grande conquista e a realização de um sonho. Priorizamos e começamos aqui em Resende, porém o projeto prevê levar o serviço às demais unidades da Uerj. Isso vai proporcionar economia aos alunos, diminuindo suas despesas com passagens”, afirma.

“Além de integrar toda a Uerj com um sistema de mobilidade, a meta do programa é atender a cada estudante, garantindo seu deslocamento, da moradia ao local de estudo”, aponta a pró-reitora Catia Antonia da Silva (PR4). “Foram elaborados vários estudos para a construção desse projeto, que contempla uma demanda antiga da comunidade universitária”, frisa.

O aluno Lucas Matos Correa, 21, do curso de Engenharia Química da FAT, comenta que as opções anteriores de transporte na região não supriam plenamente as necessidades dos estudantes, sobretudo no período da manhã e no final da noite. “Dependíamos de carona, corrida de aplicativo. A linha da viação de Resende faz um trajeto longo e demorado, sem flexibilidade de horários. Já o novo serviço da Uerj será muito útil e prático. Com ele, conseguiremos chegar mais rapidamente e permanecer mais tempo nas dependências da Faculdade”, comemora.

A linha 1 (Resende) contará com ônibus do tipo convencional, com 44 poltronas; a 2 (RJ) terá ônibus executivo, com lotação máxima de 44 pessoas; a terceira (VR/BM) será operada inicialmente com micro-ônibus de 28 lugares. O embarque será permitido somente àqueles que comprovarem vínculo com a Uerj, mediante apresentação do Cartão Universitário, declaração de matrícula ou contracheque.