Diretoria de Comunicação da Uerj

Professores e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) se reuniram, nesta quarta-feira (19), para a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação, ministrada pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera. O encontro, realizado na Capela Ecumênica, campus Maracanã, foi marcado pela celebração de convênios entre a Uerj e a Finep, com o objetivo de modernizar a infraestrutura de pesquisa e inovação da Universidade.
O termo assinado destina recursos para os projetos “Recuperação e preservação de acervos históricos e culturais da Uerj”, “Instalação de uma plataforma de diagnóstico in vitro (IVDr) e fenômica para diagnóstico precoce e de precisão de doenças raras e de alta prevalência na população brasileira” e “Restauração e atualização dos laboratórios multiusuários da Uerj: potencializando a pesquisa”. Em 2024, a Universidade teve ainda um quarto projeto contemplado no edital Pró-infra da Finep, para aquisição de equipamentos de alta performance. Ao todo, serão cerca de R$ 41 milhões em investimentos.
Em seu discurso, a reitora Gulnar Azevedo e Silva salientou a importância das agências de fomento científico no Brasil. “Os recursos da Finep vão possibilitar um avanço incomparável dos nossos estudos, contribuindo para o desenvolvimento do país. Com isso, damos um passo necessário para produzir pesquisa aliada ao ensino e à extensão, formando pessoas, profissionais e pesquisadores atentos à realidade do mundo atual”, frisou.
Já a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), Elizabeth Macedo, destacou o trabalho realizado pela Uerj para concorrer em editais e melhorar a gestão dos recursos captados. “Estamos trabalhando administrativamente e criando estruturas para ampliar o caráter multiusuário dos nossos laboratórios, garantindo o pleno funcionamento desses espaços e evitando o desperdício do dinheiro público investido”, declarou.
Aula inaugural e visita guiada

Hoje à frente da empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Pansera é formado em Letras Português/Literaturas pela Uerj. Na palestra “As atuais políticas da Finep para o financiamento da pesquisa nas universidades brasileiras”, ele abordou a relevância da ciência para a redução da taxa de mortalidade e aumento da expectativa de vida registrada nos últimos séculos. Também ressaltou o incremento dos aportes da financiadora a partir de 2023 e os investimentos realizados visando à reindustrialização nacional, dinamizando a economia e promovendo a empregabilidade dos cientistas brasileiros.
“O orçamento federal de 2025, em tramitação no Congresso, deve destinar aproximadamente R$ 14 bilhões para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), mantendo a trajetória de crescimento. Isso significa que novos editais de financiamento serão lançados pela Finep ainda este ano”, revelou.

Após a cerimônia, Pansera e equipe conheceram as instalações de alguns laboratórios da Uerj apoiados pela Finep, como o Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (Biovasc) e Laboratório de Ciências Radiológicas (LCR), entre outros, situados no Pavilhão Reitor Haroldo Lisboa da Cunha (“Haroldinho”).