Servidores e colaboradores da Uerj retornam ao trabalho presencial em todos os campi nesta quarta, 1º de dezembro

30/11/202118:14

Desde março de 2020, com o surgimento da Covid-19, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), cumprindo as recomendações sanitárias, adotou a modalidade de trabalho remoto para as atividades não essenciais e manteve-se atuante no combate ao novo coronavírus em diferentes frentes. Foi um período de trabalho intenso e de muita dedicação para atender às exigências que a pandemia impôs.

Agora, após quase dois anos longe do convívio diário com os colegas e da rotina de trabalho usual, chegou o grande momento: nesta quarta, 1º de dezembro, os servidores docentes, técnicos administrativos e colaboradores da Uerj reiniciam suas atividades presenciais. É o que prevê o Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) 58/2021, que institui diretrizes para o retorno seguro em todas as unidades. Cabe destacar que seguem em trabalho remoto os profissionais que apresentem “comorbidades ou condições precárias de saúde física ou mental”, desde que comprovem a condição em declaração médica.

Para os demais, é o momento do reencontro aguardado por todos, graças aos índices mais favoráveis da pandemia, que entra na fase de bandeira amarela (risco baixo) ou bandeira verde (muito baixo) em todas as regiões fluminenses. No entanto, o retorno seguro ainda exige alguns procedimentos sanitários obrigatórios, como o uso de uso de máscaras, álcool em gel e respeito ao distanciamento social. A consciência de cada um contribuirá para a segurança e tranquilidade de todos nesta nova fase. Saiba mais sobre o que será necessário.

Para acesso às instalações

A apresentação do passaporte de vacinação é obrigatória para quem circular nas dependências de todas as unidades da Universidade. Para comprovar o esquema vacinal completo, poderão ser apresentados o cartão de vacinação impresso ou o aplicativo ConectSUS.

Além disso, a Divisão de Segurança destaca a necessidade de os servidores e colaboradores portarem algum documento de identificação funcional para facilitar o controle de acesso às instalações da Universidade, uma vez que a entrada seguirá restrita para os demais públicos.

Neste retorno tão esperado, outra atualização importante precisa ser feita. Os usuários do estacionamento terão de 1º de dezembro deste ano a 31 de março de 2022 para realizar o cadastramento ou recadastramento de seus veículos. Basta procurar a Divisão de Segurança, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na sala T-092, bloco F, Campus Maracanã. O usuário deverá baixar e preencher o formulário disponível no site do estacionamento e apresentá-lo com o selo antigo para substituição. Além da página oficial na internet, as dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail estacionamento@uerj.br ou pelos telefones – (21) 2334-0642 e 2334-1109.

Funcionamento das bibliotecas

A Rede Sirius de Bibliotecas da Uerj também volta a funcionar presencialmente, com empréstimos, devolução e consultas no próprio local. Para tanto, devem ser seguidos os protocolos já definidos pelo AEDA 58, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento entre as pessoas. Vale ressaltar que as unidades do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) estão em processo de mudança predial e permanecem com o atendimento presencial suspenso. Para consultar os horários de funcionamento das bibliotecas, acesse o site da Rede Sirius.

Testagem de casos suspeitos

Outro cuidado importante será coordenado pela Policlínica Piquet Carneiro, responsável por realizar testes por swab nasal (PCR) nos profissionais que apresentarem sintomas de Covid-19 ou que tiverem contato com suspeitos de contaminação. Vale lembrar que a chefia imediata deve ser informada no caso de sintomas de Covid-19 para adoção dos protocolos definidos pelas autoridades sanitárias.

Término do PAE e volta às aulas

O calendário dos estudantes ainda em curso não muda. O Período Acadêmico Emergencial (PAE) 2021/1 segue com aulas remotas até o seu término, no fim desta semana, para calouros. Os veteranos concluíram os estudos em 19 de novembro.

O retorno das atividades presenciais para os estudantes terá início de forma gradual, no semestre letivo 2021/2, que vai de 2 de fevereiro até 18 de maio de 2022. Neste período, no formato híbrido, serão ofertadas na modalidade presencial, prioritariamente, as disciplinas práticas e de laboratório, aquelas relacionadas a estágios e trabalhos de campo e ainda as matérias teóricas que não foram oferecidas nos Períodos Acadêmicos Emergenciais anteriores.

Os períodos 2022/1 (de 13/06 a 24/09/2022) e 2002/2 (de 19/10/2022 a 11/02/2023) já deverão ocorrer com o retorno total das disciplinas e atividades presenciais, embora sem prejuízo do uso de ambientes virtuais. Os dois períodos terão o total de 15 semanas cada. Caso ocorra algum agravamento da pandemia, sinalizado oficialmente pelas cores das bandeiras nas regiões onde a Uerj oferece cursos de graduação e pós-graduação, serão autorizadas atividades letivas emergenciais. Para mais detalhes, veja a publicação sobre os novos calendários.