Servidores da Uerj receberão auxílios para custeio de despesas com saúde, educação de dependentes e transporte

28/03/202210:11

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) instituiu três novos auxílios financeiros destinados a todos os seus servidores. Os benefícios, voltados para saúde, educação e transporte, têm como objetivos garantir a qualidade de vida e valorizar o trabalho dos técnicos administrativos e docentes da instituição.

O Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 25/2022 cria o auxílio-saúde, no valor de 900,00. Já o Aeda 26 determina o pagamento de R$ 500,00 para custeio de transporte. Por fim, o Aeda 27 concede verba de R$ 900,00 direcionada à educação de cada dependente entre 7 a 24 anos de idade, até o limite de R$ 2.100,00 mensais por servidor.

Os dois primeiros entrarão automaticamente, em breve, na folha de pagamento. O terceiro precisará ser requerido à Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), com a apresentação da certidão de nascimento da criança ou jovem e declaração de matrícula em instituição de ensino. Os prazos para a solicitação serão definidos oportunamente, após finalização dos trâmites administrativos.

Verba indenizatória

A concessão dos auxílios foi possível devido às mudanças trazidas pela Lei 9.602/2022, que incorporou a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) à Uerj. De acordo com a norma, para preservar os direitos que os servidores oriundos da Uezo já tinham e garantir a isonomia entre os demais, foi estabelecido que o reitor pudesse regulamentar benefícios de natureza indenizatória. A verba não se incorpora à remuneração e não constitui base para cálculo de contribuição previdenciária.

Avanço na Zona Oeste

O reitor Ricardo Lodi assinou documento (Aeda 28) que cria o Campus Uerj – Zona Oeste. A nova unidade manterá os cursos provenientes da Uezo, que serão vinculados ao Centro Biomédico e ao Centro de Tecnologia e Ciências. As aulas continuarão acontecendo nas dependências do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em Campo Grande, até a transferência para a sede definitiva, no mesmo bairro.

Também foi oficializada a criação da Superintendência de Unidades Estratégicas da Uerj. O Aeda 29 afirma que o setor deverá promover a integração, o planejamento e o acompanhamento das demandas não só do novo campus, mas de todas as unidades externas, apoiando as diversas ações de ensino, pesquisa e extensão.  A ex-reitora da Uezo, Luanda de Moraes, foi nomeada para o cargo de superintendente.