Semana Inaugural celebra 10 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uerj em Petrópolis

14/03/202515:39

Diretoria de Comunicação da Uerj
Diretores, professores e alunos da Esdi Petrópolis se reuniram na Semana Inaugural Identidade e Protagonismo

 

Uma bela e aconchegante edificação, situada no centro de Petrópolis e próxima aos principais pontos turísticos do município, abriga o curso de Arquitetura e Urbanismo, que, em 2025, completa 10 anos de criação. Para celebrar essa trajetória, alunos, professores e técnicos da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Uerj participaram, de 10 a 14 de março, da Semana Inaugural Identidade e Protagonismo. A programação do evento contou com oficinas, palestras, recepção de calouros, exposição de trabalhos e pesquisas, lançamento de publicações, trote estudantil, colação de grau e passeios guiados pelo campus e entorno.

A professora Bárbara Thomaz, coordenadora de Graduação, destaca o caráter multi e transdisciplinar do curso, fruto da estreita relação entre Arquitetura e Design, e seu forte vínculo com a população local. “Nosso jovem corpo docente é formado por profissionais de diferentes áreas do conhecimento e regiões do Brasil. Temos um olhar especial para a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, a apropriação dos espaços públicos e o impacto das mudanças climáticas nas cidades, que sofrem cada vez mais com as catástrofes relacionadas às chuvas. Nossos alunos são instigados a refletir como será o mundo no futuro e de que forma nossas cidades podem ser mais sustentáveis, tecnológicas e diversas”, afirma.

Exposição de maquetes na Semana Inaugural

Além das atividades de ensino e pesquisa, são realizadas ações voltadas ao público externo, como comunidades quilombolas e pessoas que perderam suas casas em períodos de chuvas. “Também mantemos uma interlocução direta com a Defesa Civil e a Prefeitura de Petrópolis, auxiliando na elaboração de mapas e rotas de fuga. Sempre atuamos pensando em como aplicar nossos conhecimentos para além dos muros da Uerj. Os estudantes se formam com a consciência de que têm um papel social como cidadãos”, acrescenta Bárbara.

Para o professor Filipe Ungaro Marino, a comemoração dos dez anos do curso de Arquitetura e Urbanismo representa um momento de consolidação e conquistas. “Temos feito um trabalho contínuo e consistente para aumentar a produção e a visibilidade do curso. Formamos alunos que são protagonistas, no mercado de trabalho e na pós-graduação, e também firmamos parcerias, desenvolvemos projetos e prestamos assessoria. Tudo isso é resultado do engajamento dos docentes e discentes e da própria estrutura da Uerj, ao investir em um curso de excelência fora da Região Metropolitana”, comenta.

Glossário do Palácio Amarelo

Prof. Maria das Graças (à direita, de rosa) durante lançamento do Glossário Palácio Amarelo

Em 2020, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Uerj e Câmara Municipal de Petrópolis para a restauração do Palácio Amarelo, sede do órgão legislativo, monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Começamos ainda na pandemia, com levantamentos e seminários online. Após o retorno às atividades presenciais, avançamos para o restauro do telhado e da Sala da Plenária”, relata a professora Maria das Graças Ferreira, coordenadora do projeto.

Desde então, alunos bolsistas da Esdi participaram ativamente, realizando pesquisas, fotografias, desenhos e descrições detalhadas dos elementos artísticos e arquitetônicos do Palácio. “Após esse trabalho, lançamos um glossário, disponível em formato e-book e dividido em dois volumes, em 2022 e 2023. Agora, com o apoio da Câmara, conseguimos recursos para publicar a versão impressa, que será distribuída para escolas públicas, bibliotecas e universidades”, explica Maria das Graças. A obra apresenta a história do prédio, construído no final do século XIX em estilo eclético, aborda as influências arquitetônicas, sobretudo as francesas, e aponta a origem e evolução de seus elementos artísticos.

Recepção de calouros

Os alunos Sophia, Emanuelle e Francisco

Anualmente, são ofertadas 50 vagas no curso de Arquitetura e Urbanismo, com entrada no primeiro semestre letivo. A Semana Inaugural da Esdi Petrópolis também marca o início da jornada acadêmica para muitos desses estudantes. A caloura Sophia Robin Orcutt, 17, moradora de Petrópolis, pensava inicialmente em cursar Biologia. “Sempre gostei de desenhar e me interesso pela arte. Além disso, minha família me incentivou a optar pela Arquitetura e então comecei a amadurecer a ideia, principalmente depois de uma palestra da Uerj na minha escola”, conta.

Já o paulista Francisco de Andrade Cardoso, 20, se mudou recentemente para o município da Região Serrana para cursar uma graduação almejada por ele há alguns anos. “Minha escolha pelo curso foi uma junção de muitos interesses. Gosto de desenhar, andar na rua, olhar os prédios e espaços, pensando nas suas diversas possibilidades”, diz.

A veterana Emanuelle Marques Monsores Frazão, 24, aluna do 3º período, conversou com os novatos, compartilhando suas experiências. “Desde criança, tenho uma relação muito próxima com a temática da construção, assistindo a vídeos e consultando catálogos de imobiliária, por isso ingressei na Arquitetura. Minha relação com os professores e colegas da Esdi é bem agradável e pretendo participar de um projeto de pesquisa ou extensão futuramente”, finaliza.