Reitoria recomenda o uso de máscaras nas dependências da Uerj, para conter nova variante e alta de casos de Covid-19

07/11/202211:58

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) atualizou os protocolos de biossegurança nas dependências dos campi. Considerando as orientações da Nota Técnica da Pró-reitoria de Saúde (PR5), o Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 117/2022 recomenda o uso de máscaras nas áreas edificadas, assim como nos demais locais onde o distanciamento mínimo de um metro não possa ser praticado. O uso continua obrigatório no caso de pessoas com sintomas gripais, mesmo com teste negativo para Covid-19, a fim de evitar a transmissão de outras doenças respiratórias. A realização de eventos permanece liberada, desde que observadas as novas recomendações. 

A deliberação do reitor Mario Carneiro ocorre em virtude das mudanças no panorama da Covid-19, com a circulação da nova sublinhagem da ômicron (BQ.1) no Rio de Janeiro e o aumento da frequência de positividade dos testes realizados. Além disso, os percentuais da população acima de 12 anos do estado que receberam a 1ª e a 2ª doses de reforço da vacina contra a doença ainda permanecem baixos: 52% e 18%, respectivamente, segundo dados divulgados até o dia 31 de outubro de 2022.

A PR5 ressalta a necessidade de controle do status de imunização e testagem da comunidade acadêmica, por meio do preenchimento do formulário on-line Monitora Uerj. Para acessar os campi, continua obrigatória a apresentação do passaporte vacinal digital ou impresso.