Novo programa da Uerj oferecerá estágio remunerado em órgãos públicos estaduais, ampliando permanência estudantil

16/07/202119:08

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou, nesta quinta-feira (15), o programa Primeira Chance. A iniciativa vai oferecer bolsas para estágio em órgãos públicos estaduais aos alunos de graduação oriundos do sistema de reserva de vagas e aos ingressantes pela ampla concorrência que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) será o primeiro a receber os estudantes, a partir de 2 de agosto. Foram selecionados 54 alunos, dos cursos de Administração, Arquitetura, Engenharia Civil e Direito.

Cerimônia de lançamento do programa Primeira Chance

Uma breve solenidade no campus Maracanã, com todos os protocolos de segurança, marcou o início da parceria com o DER. O evento contou com a presença do presidente da autarquia, Herbert Marques, e de seu diretor administrativo, Gladstone Felippo, do reitor Ricardo Lodi, da pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis, Catia Antonia da Silva, e do pró-reitor de Graduação, Lincoln Tavares.

O Programa Primeira Chance foi instituído pelo Ato Executivo de Decisão Administrativa 18/2021 e oficialmente denominado “Programa de bolsa-auxílio para assistência estudantil e experimentação no ambiente do serviço público estadual”, com o objetivo de garantir a permanência do estudante na sala de aula para além da reserva de vagas, combinando-a com outros instrumentos capazes de reduzir as vulnerabilidades dos alunos.

“Este convênio é muito importante para a Universidade, pois amplia seu impacto social ao abrir novas possibilidades, preferencialmente, àqueles que se encontram em condição socioeconômica desfavorável”, afirmou a pró-reitora Catia Antonia da Silva.

Já o reitor Ricardo Lodi foi enfático ao declarar que a Uerj tem atuado como uma grande agência formuladora de políticas públicas. “A Universidade está presente na vida da população, dando uma relevante contribuição inclusive ao aperfeiçoamento da gestão pública. Nossos estudantes terão uma ótima oportunidade de aprendizado no DER-RJ”.

O presidente do órgão ressaltou a importância do convênio. “É uma alegria receber os alunos e oferecer estágios em diversas áreas”, afirmou Herbert Marques. “Será uma grande contribuição ao DER, além de garantir que os estudantes da Uerj tenham experiência com o serviço público estadual e complementem a formação acadêmica” destacou.

Esperança

O Programa Primeira Chance surge como um contraponto ao cenário de retração de vagas de estágio predominante em todo o país, desde o ano passado. Levantamento do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), organização com sólido histórico de atuação nesta área, apontou que em abril de 2020 a contratação de estagiários havia sofrido redução de 83%. Dados apurados em 2021 mostram uma recuperação de 28,9% no primeiro trimestre, mas o estágio ainda é a modalidade mais afetada pela crise no mercado de trabalho.

Depois de participar de mais de 20 processos seletivos sem sucesso, a aluna Larissa Leão, do 8º período de Engenharia Civil, estava mais do que feliz por ter sido selecionada no programa Primeira Chance. “Nós teremos uma incrível oportunidade e vamos retribuir para a sociedade tudo aquilo que a Uerj nos oferece, como ensino de qualidade e, agora, esse lugar no mercado de trabalho”.

“Em meio à pandemia, a Uerj nos abraçou e deu total apoio”, reconheceu Beatriz de Souza Cordeiro, do 7° período de Administração e Finanças. “Eu já estava há um tempo buscando uma vaga de estágio, mais de seis meses de espera. Na parte financeira, nesse momento, vai me ajudar muito. E, num órgão público como o DER, terei total dimensão de como a teoria funciona na prática”, concluiu.