Nova pró-reitoria será responsável por assistência e políticas estudantis

10/03/202019:15

Os membros do Conselho Universitário (Consun) aprovaram por unanimidade, na última sexta-feira (6), a criação da Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis, a chamada PR4. A nova unidade administrativa vai englobar e ampliar as ações de alguns setores já existentes, como a Coordenadoria de Articulação e Iniciação Acadêmicas (Caiac) e o Núcleo de Acolhida ao Estudante (Nace).

A proposta surgiu da necessidade de mecanismos de maior dimensão institucional para consolidar políticas que garantam a transparência de ações para a inclusão, assim como a permanência e acessibilidade dos estudantes, além de seu bem-estar psicossocial, físico e mental. A nova pró-reitoria também vai atuar no campo da evasão estudantil e estimular talentos estudantis, no contexto de integração entre ensino, pesquisa, extensão e cultura.

Segundo o reitor Ricardo Lodi Ribeiro, a PR4 tem como objetivo fazer outra metade do que já foi realizado até o momento. “A Uerj foi pioneira no ensino noturno, que trouxe o trabalhador para a Universidade. Foi pioneira também no sistema de cotas, que trouxe o filho do trabalhador para a Universidade. Mas ainda há muito o que fazer do ponto de vista da permanência dos estudantes. É preciso garantir não só a vaga, mas também alimentação, transporte, creche”, ressalta.

A nova pró-reitora, Catia Antonia da Silva, possui graduação e doutorado em Geografia, além de mestrado em Planejamento Urbano e Regional. É professora titular vinculada ao Departamento de Geografia, membro permanente do Programa de Pós-graduação em História Social e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores (FFP). É pesquisadora procientista da Uerj e do CNPq. Esteve à frente do Departamento de Extensão (Depext) nos últimos quatro anos.