IEFD lança campanha de doação de livros

25/10/201913:53

Exemplares serão utilizados na próxima colônia de férias promovida pelo Instituto

O Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) está promovendo uma campanha de arrecadação de livros para a próxima colônia de férias. A ideia é mostrar a importância e estimular a leitura, por meio de contato com contadores de histórias. Ao final, todos os participantes do evento vão receber pelo menos um exemplar.

Realizada duas vezes ao ano, sempre nos meses de janeiro e julho, a colônia de férias tem como objetivo dar oportunidade aos estudantes em período de recesso escolar a vivência de atividades orientadas de caráter recreativo, esportivo e sociocultural.  O evento é totalmente gratuito e destinado às crianças das comunidades interna e externa, entre 7 e 11 anos, mas as vagas são limitadas. A cada edição, são inscritos aproximadamente 150 meninos e meninas, totalizando 12 mil participantes em 40 anos de existência.

“É uma colônia de inclusão. Recebemos crianças da comunidade interna e da externa, crianças de abrigos, das comunidades vizinhas, com Síndrome de Down, com autismo”, conta o coordenador do complexo poliesportivo, Renato Landim.

Para o professor, o grande diferencial das atividades propostas pela colônia é a parceria entre o IEFD e demais cursos, como Engenharia, Medicina, Física, Geografia, Serviço Social, Pedagogia, Oceanografia, Enfermagem, Odontologia, entre outros. “Um dos nossos objetivos é tornar a universidade transparente para essas crianças. Os pais também participam de uma atividade física, pelo menos umas duas vezes durante a colônia. Participam assistindo às palestras das faculdades que fazem parceria conosco – palestras essas que são sobre temas relevantes e atuais para a contribuição e esclarecimento de algo que pode ser interessante para essas crianças. Procuramos oferecer um leque de opções bem variadas, apresentando sempre atividades novas”, conclui.

As doações podem ser feitas, diariamente, na recepção do ginásio (das 7h às 22h) ou na secretaria do IEFD (bloco F, 9º andar, sala 9138 – das 7h às 18h). Já as inscrições para a primeira edição de 2020 começam no dia 4/11 e vão até 18/12, das 8h às 20h, na coordenação do ginásio. As atividades da colônia acontecem de 13 a 24 de janeiro, das 9h às 12h, no complexo poliesportivo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 2334-0106 ou 2334-0574.