Departamento de Seleção Acadêmica celebra 25 anos

18/06/201915:24

Diretoria de Comunicação da Uerj

A UERJ está comemorando o 25 º Vestibular no formato em que ele se apresenta atualmente. Na noite da última sexta-feira (14/6),  foi realizada a cerimônia de celebração dos 25 anos de criação do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), responsável pela organização de diversos exames de seleção, entre os quais os do Cap-UERJ e do Vestibular Estadual, que acontece em três momentos: dois Exames de Qualificação e um Exame Discursivo. Antes da criação do departamento, o acesso à universidade ocorria por diferentes formas de ingresso, de acordo com a época. O acesso à UERJ já foi feito através do vestibular em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o unificado da Fundação Cesgranrio, até possuir sua própria seleção.

O Vestibular Estadual é realizado, anualmente, para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação. A prova é chamada de “prova cidadã”, por estabelecer o conteúdo básico que deve ser de conhecimento de todos os alunos do ensino médio em todas as regiões do Estado, quaisquer que sejam as suas escolas.

A UERJ oferece 32 cursos de graduação, que se desdobram em diferentes habilitações, licenciaturas e bacharelados. Os cursos são oferecidos por 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo.

O evento aconteceu na Capela Ecumênica e contou com a participação das sub-reitoras de Graduação (SR-1) e de Extensão e Cultura (SR-3), respectivamente, professoras Tânia Maria de Castro Carvalho Netto e Elaine Ferreira Torres, do diretor do departamento, professor Gustavo Bernardo Krause, além dos servidores da unidade e convidados.

Conheça mais sobre o Vestibular da UERJ:  http://www.uerj.br/vestibular/ e https://www.vestibular.uerj.br/