Convocatória abre espaço para novos talentos se apresentarem nos teatros do campus Maracanã da Uerj

27/06/202309:56

Uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai possibilitar que novos artistas revelem seu talento ao público. A 1ª Convocatória para Residências Artísticas e Ocupação dos Teatros da Uerj pretende selecionar oito trabalhos para apresentações nos teatros Odylo Costa, filho e Noel Rosa e na Concha Acústica Marielle Franco, localizados no campus Maracanã. Além da locação sem custo, todos contarão com apoio técnico, infraestrutura e salas disponíveis para ensaios. As inscrições vão até 10 de julho, pelo site https://www.pr3.uerj.br/index.php/editais/

Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã

Metade das vagas será para a comunidade interna – incluindo estudantes, docentes, técnicos, prestadores de serviços, terceirizados, bolsistas e residentes – e a outra metade para comunidade externa. Os projetos devem englobar uma das quatro modalidades: Teatro, Dança, Música e Artes Integradas. Podem ser candidatar grupos, companhias e artistas do estado, com experiência mínima de dois anos na área, mesmo que em outras produções.

A convocatória foi organizada pelo Centro Técnico de Produção de Espetáculos (Ctpec), projeto aprovado no Programa de Incentivo às Atividades Técnico-administrativas (Protec) no fim do ano passado. “Essa é uma ideia antiga nossa que foi possível colocar no papel pelo Protec”, explica a diretora da Divisão de Teatro, Rafaella Furtado. “A viabilização foi possível devido à união de pessoas de diferentes setores da Universidade”, acrescenta.

Para ela, esse é um momento de ampliação do acesso cultural na Uerj e democratização de recursos que costumam ser restritos. “Vamos oferecer corpo técnico, como operador de luz, som, secretaria teatral, camareira, enfim, toda essa equipe estará à disposição, além dos equipamentos e palcos. Vamos trazer os artistas para nossos teatros, e aproximar o público desses espaços também, fazendo essa iniciativa crescer”, prevê.

A comissão julgadora fará a avaliação de acordo com critérios de relevância cultural e artística; grau de inovação da proposta; viabilidade de realização; qualificação do proponente da equipe; estratégia de divulgação; e impacto na formação de público, democratização de acesso e acessibilidade cultural. Os vencedores poderão cobrar pelos ingressos, respeitando o teto de R$ 40, com previsão de meia-entrada para a comunidade universitária e categorias instituídas pela legislação. Em contrapartida, precisam oferecer atividade gratuita de formação, com inscrição livre.

Os candidatos devem preencher formulário no site da PR3, anexando declarações e documentos listados na página de registro. O procedimento deve ser feito exclusivamente online. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail cptec.uerj@gmail.com. Confira a convocatória na íntegra.