Coart divulga resultado da seleção de oficinas artísticas; inscrições para alunos começam em março

28/02/202414:05

A Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação Artística (Coart) da Uerj divulgou, nesta quarta-feira (28), os 12 projetos escolhidos na Chamada Aberta de 2024. No total, 126 propostas foram submetidas à seleção, que buscou novas atividades para as categorias “Cinema”, “Literatura” e “Música”.

Para Rafael Silveira, orientador de oficinas artísticas na Coart e membro da comissão julgadora, o volume de propostas inscritas atendeu às expectativas da coordenação. “Isto aponta para uma cidade de artistas-educadores qualificados buscando lugares para ampliar sua atuação e partilhar saberes relativos à criação artística”, destaca.

O objetivo da chamada foi complementar o quadro de atividades da unidade, que já conta com grade de cursos nas áreas de “Teatro”, “Artes Visuais” e “Corpo e dança”. De acordo com a coordenação, as propostas que não foram contempladas nesta edição foram cadastradas no banco de dados da Coart e poderão ser convidadas para futuras oportunidades.

Aqueles que tiverem interesse em participar das oficinas podem se inscrever entre os dias 4 e 8 de março, nas redes sociais da Coart. No primeiro semestre, as aulas acontecem de 18 de março a 5 de julho. Já no segundo, os cursos serão ministrados no período entre 12 de agosto e 29 de novembro.

Confira a lista dos selecionados em cada categoria:

• Introdução à Produção Audiovisual Independente – Bernardo Camara
  • Documentário – Gabriel Barbosa
  • Sound Design – Michelle Modesto
  • Roteiro de Longas-metragens – Pedro Lauria

• Criação de Histórias em Prosa e Quadrinhos – Carlos F Figueiras
  • Publique, Mulher!  (Mulheres na Criação de Sua Própria Editora Cartonera) – Lays Neves
  • Escrita criativa antirracista – Marco Aurélio Correa
  • Escrevendo a cidade em festas populares – Slam das Minas RJ – Tom Grito e Gênesis

• Introdução ao homestudio – Augusto Feres
  • História da música – Artur Gouvêa