Ceads recebe ônibus para auxiliar pesquisas

19/11/201912:28

O Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads) recebeu uma unidade nova de transporte. O ônibus que será utilizado no transporte de alunos e funcionários da unidade foi levado para a Ilha Grande, em Angra dos Reis, e está circulando no trajeto entre as Vilas Dois Rios e Abraão. A diretora do Ceads, Sonia Barbosa, comemora a aquisição. “É uma grande conquista, que vai dar mais conforto e segurança aos estudantes e pesquisadores”, disse.

O ônibus foi adquirido por meio do programa Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que visa ampliar a frota de veículos escolares das redes públicas de ensino. O transporte é destinado a instituições, prioritariamente, de áreas rurais e ribeirinhas e busca o conforto e segurança dos estudantes e pesquisadores.

O Caminho Escola oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões. Para o Ceads, que é localizado em ambiente propício para aperfeiçoamento de pesquisas científicas e tecnológicas voltadas para o meio ambiente, o veículo é a melhor opção devido ao espaço e fácil adaptação ao local.

Aproximadamente 1.000 pessoas, entre alunos, técnicos e professores, desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão na Ilha Grande, contribuindo com o conhecimento sobre a biodiversidade local, suas interações, seus ecossistemas, bem como com o ambiente geológico e climatológico local.