Estoque do banco de sangue do Hupe está em estado de atenção

27/03/202015:46

Diretoria de Comunicação da Uerj

O Banco de Sangue Herbert de Souza do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) está precisando urgentemente de novas doações. De acordo com a professora de Hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, Flávia Miranda, o estoque está em estado de atenção, pois houve queda de 60% no número de doadores mas a necessidade de sangue é permanente.

“Nós continuamos atendendo aos pacientes já internados, bem como realizando cirurgias de urgência. Com isso tivemos um aumento de 30% no consumo”, afirma Miranda, responsável técnica pelo Núcleo de Hemoterapia do Hupe.

O procedimento de doação dura cerca de 50 minutos e é acompanhado de medidas protetivas. “Os voluntários ficam em locais isolados. Desde o momento da triagem até a coleta, há distância segura entre os doadores’, ressalta.

Para evitar aglomerações o Hupe está fazendo agendamento de horário pelo telefone (21) 2868-8134. “Nós sugerimos que os mais jovens compareçam”, diz a médica. Para quem puder colaborar, o Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O endereço é Boulevard 28 de setembro, 109, Vila Isabel.