Aula inaugural com o professor Ladislau Dowbor marca início do Ano Paulo Freire na Uerj

17/03/202116:58

A Uerj promove, nesta sexta-feira, 19 de março, a aula inaugural “Paulo Freire e a Sociedade do Conhecimento”, ministrada pelo economista Ladislau Dowbor. O evento, que simboliza o começo das atividades acadêmicas do semestre letivo de 2020.2, será totalmente virtual. A TV Uerj fará transmissão ao vivo por seu canal do YouTube: www.youtube.com/tvuerjoficial

O convidado é professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor e co-autor de cerca de 40 livros, foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, de governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Ladislau Dowbor conviveu pessoalmente com Freire, ao casar-se com uma de suas filhas, a educadora Fátima.

A palestra faz parte da programação do “Ano Comemorativo Paulo Freire“, instituído em 2021 pela Uerj, em homenagem ao centenário do educador e filósofo. Autor da obra “Pedagogia do Oprimido”, entre muitas outras, o homenageado é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial. Reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte, o pernambucano é Patrono da Educação Brasileira desde 2012.

Ao longo deste ano, várias atividades serão realizadas na Universidade para celebrar os 100 anos do pedagogo. Um calendário contendo as principais datas da trajetória de Freire foi elaborado pela Diretoria de Comunicação Social (Comuns) e pode ser baixado em versão para descanso de tela ou para impressão.

Toda a produção intelectual de Ladislau Dowbor está disponível on-line na página dowbor.org. Para a aula inaugural desta sexta, é recomendada a leitura dos seguintes textos: