Centenário de Paulo Freire é tema de Ano Comemorativo na Uerj e de calendário 2021

26/01/202111:05

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro homenageia o educador e filósofo no ano de seu centenário: a Reitoria instituiu 2021 como Ano Comemorativo Paulo Freire na Uerj, por meio do Ato Executivo de Decisão Administrativa nº 18.

ano paulo freire na uerj calendario 2021_portal

Autor da obra “Pedagogia do Oprimido”, entre muitas outras, Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial. Reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte, o pernambucano é Patrono da Educação Brasileira desde 2012.

Paulo Freire também é o cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios, concedidos por diversas universidades e instituições nacionais e internacionais.

Ao longo deste ano, várias atividades serão realizadas na Universidade para celebrar os 100 anos do pedagogo. A primeira delas é o lançamento do Calendário Ano Paulo Freire na Uerj 2021, elaborado pela Diretoria de Comunicação Social (Comuns).

O calendário traz informações sobre a trajetória de Paulo Freire, destacando algumas das principais datas de sua biografia, desde o nascimento em 19 de setembro de 1921 à sua morte em 2 de maio de 1997. Apresenta, ainda, links em QR code para conteúdos multimídia sobre a vida e a obra do educador.

O calendário está disponível em duas versões. Você pode usá-lo como descanso de tela ou, se preferir, há também a opção para impressão doméstica. Se preferir imprimir em gráfica ou bureau, entre em contato com a Comuns: comuns@uerj.br

Baixe o Calendário Ano Paulo Freire na Uerj 2021.

Versão para descanso de tela.

Versão para impressão doméstica.