Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibilizará atividades para os estudantes de graduação

13/04/202012:23

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Pró-reitoria de Graduação da Uerj (PR-1) concluiu mais uma etapa do cronograma de ações para implementação de atividades com mediação tecnológica. Após reuniões com os diretores dos centros setoriais e das unidades acadêmicas, foi a vez de os coordenadores de graduação conhecerem melhor a proposta, nos dias 8 e 9 de abril. A ideia é que cada curso use o espaço virtual para trocas de conhecimento e diálogos dentro do contexto da pandemia de Covid-19.  

“Nosso pensamento desde o início foi que não usaríamos a educação a distância (EAD) para substituir aulas presenciais dos cursos de graduação. O que propomos é uma interação que promova laços entre os membros da comunidade acadêmica, mesmo em condições de isolamento social”, afirma o pró-reitor Lincoln Tavares.

Segundo Lincoln, não haverá obrigatoriedade de participação, controle de frequência ou avaliações. Ele afirma que a estratégia é alcançar os cursos como um todo, por áreas de interesse e não por disciplinas. A diretora do recém-criado Departamento de Desenvolvimento Acadêmico e Projetos de Inovação (Dapi), Márcia Taborda, acrescenta que as atividades deverão ser temáticas e transversais. “Desta maneira, tanto o aluno do primeiro período quanto o do último poderá acompanhar”, explica. 

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) já foi instalado e configurado no servidor da Diretoria de Informática (Dinfo) vinculado à base de dados da Uerj. Está pronto para ser acessado de qualquer computador ou celular com internet. À medida que as unidades respondam sobre sua adesão, o espaço será liberado para acolher os alunos dos respectivos cursos. A previsão é que isso ocorra a partir do dia 14 de abril. O próprio sistema avisará os estudantes pelos e-mails cadastrados.