32ª Uerj Sem Muros apresenta produção acadêmica, presta serviços e homenageia mulheres negras

25/09/202314:15

Diretoria de Comunicação da Uerj

 

Apresentar à sociedade a produção acadêmica em diversas áreas do conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura. Esse é o objetivo da 32ª Uerj Sem Muros, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, nos campi Maracanã, São Gonçalo e Resende, com entrada franca. Os visitantes poderão assistir a apresentações de trabalhos de pesquisa, shows, performances, além de participar de oficinas e campanha de vacinação. “Igualdade racial, memória e reparação” é o tema desta edição, que homenageia personalidades femininas negras importantes que marcaram a história: Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Dona Ivone Lara, Marielle Franco, Winnie Mandela e Mãe Beata de Iemanjá.

“Trazer essas mulheres e essa temática é, no atual momento histórico, uma fala potente, um reconhecimento contra o racismo estrutural e a defesa clara de que não há democracia nem desenvolvimento humano sem igualdade racial”, afirma a reitora em exercício, Cláudia Gonçalves. “Destacamos, sobretudo, a memória dos danos da desigualdade e a exigência de reparação desses danos, pois durante muitos séculos as pessoas de pele preta foram escravizadas. A Uerj Sem Muros, portanto, coloca a Universidade num lugar de fala para o mundo na defesa da vida, dos direitos humanos e do respeito a esse povo que construiu o Brasil”, acrescenta.

A programação reúne atividades das Pró-reitorias da Uerj: 21ª Semana de Graduação, organizada pela Pró-reitoria de Graduação (PR1); 32ª Semana de Iniciação Científica (Semic), promovida pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), e a 25ª Mostra de Extensão, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3), que inclui a Feira de Prestação de Serviços, o Espaço Ciência e eventos culturais. Também colaboram as Pró-reitorias de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) e Saúde (PR5). 

A cerimônia de abertura, no dia 25, às 18h, no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, contará com apresentação especial da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB Jovem). Sob regência do maestro Anderson Alves, o concerto reunirá diversas obras da música popular brasileira, como “Samba Clássico”, “Garota de Ipanema” e “Águas de Março”. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela internet.

Semana de Graduação

Anualmente, a Semana de Graduação destaca os projetos vinculados à PR1 com recebimento de bolsas e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). “O evento viabiliza a divulgação das experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas pelos estudantes de graduação da Universidade, em conjunto com professores/supervisores, e promove a interação entre os membros da comunidade uerjiana e o público externo”, explica o professor Ricardo Barros, pró-reitor de Graduação.

Nesta 21ª edição, foram inscritos 883 trabalhos das modalidades Estágio Interno Complementar, Estágio de Iniciação à Docência, Monitoria e Programa Prodocência. Considerando o processo de avaliação e as respectivas áreas do conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os 386 melhores projetos serão apresentados presencialmente, em pôsteres, no período da Uerj Sem Muros.

Para a Mostra de TCCs, 64 alunos submeteram trabalhos finalizados nos semestres 2021/2, 2022/1, 2022/2 e 2023/1. Os vídeos foram postados em playlist especial no canal da PR1 no YouTube, e os autores dos dez mais curtidos vão se apresentar, no dia 29, às 10h, na Capela Ecumênica, no campus Maracanã. Na ocasião, haverá a palestra de abertura “O Trabalho de Conclusão de Curso e os processos de constituição autoral na universidade”, com a professora Paula da Silva Vidal Cid Lopes, da Faculdade de Educação da Uerj.

A PR1 também divulgou 31 vídeos de alunos dos programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP). Com a finalidade de incentivar a divulgação dos projetos, os autores das três publicações de cada modalidade com maior número de likes, até o dia 2 de outubro,  receberão uma menção honrosa na premiação dos trabalhos da Uerj Sem Muros.

Iniciação Científica

A Semana de Iniciação Científica (Semic) é realizada para que os bolsistas possam mostrar as pesquisas que vêm desenvolvendo com apoio dos orientadores. “Esse trabalho é muito relevante para a sociedade. Muitos cientistas, inclusive, relatam que a iniciação científica foi fundamental para despertar neles o desejo de seguir a carreira de pesquisador”, destaca o professor Luis Mota, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (PR2). Segundo ele, o número e o valor das bolsas concedidas pela Uerj aumentaram expressivamente nos últimos anos.

Nesta 32ª edição, foram inscritos 1.238 trabalhos, o que representa um crescimento de 33% em relação ao ano anterior. Os estudantes se apresentarão em auditórios e salas, com auxílio do PowerPoint, ou com exposições de banners nos halls do campus Maracanã e na sala multimídia Dona Zélia e Espaço Kodak, na Faculdade de Tecnologia (FAT), em Resende. Avaliadores internos e externos, especialmente os representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também marcarão presença.

Mostra de Extensão

Promovida pela PR3, a 25ª edição do evento destaca os projetos de extensão desenvolvidos pela Uerj. A mostra está dividida em três segmentos. A Feira de Prestação de Serviços e o Espaço Ciência apresentam ao público, no prédio do Centro Cultural da Uerj, subsolo da Capela Ecumênica e em outros pontos do campus Maracanã, trabalhos sobre alimentação, prevenção do câncer bucal, oceanografia, empreendedorismo e inovação, robótica, psicologia, entre muitos outros temas.

Já a programação cultural traz apresentações musicais, como o show da Ah!Banda; teatrais, como a peça “O Alienista”, performances, danças, oficinas, produções da TV e da Rádio Uerj, além de atividades sobre as temáticas LGBTQIAP+, cinema, envelhecimento humano e zooterapia (intervenções assistidas por animais), entre outras.

Campanha de multivacinação

Parceria entre vários setores da Uerj, a ação acontecerá no campus Maracanã, com oferta de imunizantes contra Covid-19, influenza, hepatite B, difteria e tétano (DT), e sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral). Nos dias 25, 26, 28 e 29, das 9h às 12h, serão atendidos os alunos e trabalhadores da Universidade, no hall do 1º andar, bloco F. Já o público externo pode procurar o serviço no dia 27, das 9h às 16h, no prédio do Centro Cultural. Os interessados devem levar documento original com foto e caderneta de vacinação.