XIV Encontro Clio-Psyché reúne pesquisadores para discutir a história da psicologia e suas críticas

04/11/202011:55

Diretoria de Comunicação da Uerj

Nesta quinta (5) e sexta-feiras (6), acontecem o XIV Encontro Clio-Psyché e IV Congresso Brasileiro de História da Psicologia, eventos em formato virtual promovidos pelo Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia Clio-Psyché, do Instituto de Psicologia da Uerj, em parceria com a Sociedade Brasileira de História da Psicologia.

“A princípio, consideramos que seria dificílimo manter a previsão de realização do evento com a pandemia. Mas, embora desafiadora, a organização do encontro de forma virtual acabou sendo razoavelmente tranquila. Todos os participantes, tanto os conferencistas quanto os que submeteram trabalhos para as sessões coordenadas, receberam os links antecipadamente. Como chegamos ao XIV Encontro, que é bienal e realizado sempre nos anos pares, concluímos que deveríamos manter esta tradição. Avaliamos, também, a necessidade, talvez até ampliada agora, de as pessoas encontrarem seus colegas, compartilharem trabalhos, trocarem experiências”, comenta a professora da Uerj, Ana Maria Jacó Vilela, presidente da comissão organizadora do evento.

A partir do tema central “História da Psicologia e suas críticas”, a programação reúne conferências, sessões de comunicações e simpósios organizados em torno de dois eixos temáticos: “História dos objetos, teorias e práticas psicológicas” e “História da psicologia, contextos culturais e contemporaneidade”.

O encontro, que contabiliza mais de 300 inscritos, conta com a participação de pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha e Canadá. Todas as palestras estarão disponíveis ao público no canal do Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché no YouTube.

Ainda é possível se inscrever como ouvinte, de forma gratuita. Os interessados devem acessar o site do evento.

Programe-se

XIV Encontro Clio-Psyché e IV Congresso Brasileiro de História da Psicologia

Dias 5 e 6 de novembro de 2020

Inscrição e programação completa: https://encontrocliopsyche.wixsite.com/xivcliopsyche