Viagens acadêmicas e trabalhos de campo da Uerj ganham reforço com contratação de novo serviço de ônibus executivos

16/11/202216:43

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concluiu, em 3 de novembro, licitação para prestação de serviço de transporte por ônibus, destinado à realização de atividades de campo. Já estão disponíveis, para a comunidade acadêmica – servidores e discentes -, veículos do tipo ônibus executivo e semileito novos e seminovos, com capacidade igual ou superior a 45 passageiros sentados. Uma turma da Faculdade de Geologia (FGEL) fará a viagem inaugural no final deste mês.

As unidades interessadas devem encaminhar a solicitação de ônibus com, no mínimo, 30 dias de antecedência, via SEI, à Diretoria de Administração Financeira (DAF). É necessário indicar o professor responsável, a justificativa da atividade e outras informações sobre o trabalho de campo. Para prestar o serviço, foi contratada a empresa Log Rio Transporte e Turismo Eireli ME. O prazo de vigência do contrato é de 12 meses. “Esses ônibus oferecem todo o conforto, com ar condicionado, banheiro e wi-fi, para que nossos alunos e professores possam realizar adequadamente seus trabalhos externos”, salientou o reitor da Uerj, Mario Carneiro, durante a última sessão do Conselho Universitário (Consun), realizada na sexta-feira (11).

Segundo o reitor, o atual modelo de contratação busca suprir a demanda por deslocamentos, tendo em vista que a frota da Universidade é pequena e antiga. A Reitoria definiu como prioridade a aquisição de modelos que atendam a necessidades específicas, como trafegar em terrenos acidentados.

Foram comprados veículos com tração nas quatro rodas, quadriciclos e motos. De acordo com a diretora de Administração Financeira, Márcia Cunha, a previsão é que as pickups, por exemplo, sejam entregues em até 90 dias. Além disso, segundo o reitor, o governo estadual, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER- RJ), assumiu o compromisso com a Uerj de reformar a estrada de acesso ao campus de Ilha Grande, em Angra dos Reis. O projeto da obra está sendo desenvolvido por professores da Faculdade de Engenharia.

Transporte intercampi e nova frota

Também como parte dos esforços para melhorar as condições de estudo e trabalho da comunidade acadêmica, foi criado, em março deste ano, o Programa de Sistema Integrado de Transporte Intercampi da Universidade, o Intertranspor-Uerj. O projeto facilitará o deslocamento dos membros da Uerj, além de promover o compartilhamento dos espaços institucionais e a universalização do ensino em todas as unidades. O programa será administrado de forma articulada pela Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) e a Prefeitura dos Campi. Está sendo desenvolvido um estudo de viabilidade técnica para contratação dos ônibus e, após sua conclusão, seguirá para etapa de licitação.

Além dos ônibus, o reitor e o prefeito dos campi, Geraldo Cerqueira, apresentaram, a última quarta-feira (9), a nova frota da Uerj. São 15 carros de passeio, alugados para servir exclusivamente à instituição. Um dos principais objetivos do novo contrato, com vigência de 30 meses, é agilizar a interação dos campi e unidades externas. A licitação para contratação de motoristas já foi realizada, e os profissionais começam a atuar em dezembro.