Vestibular 2021: Programe-se para o ciclo de palestras

04/02/202017:20

Diretoria de Comunicação da Uerj

Acaba de ser divulgado o calendário do ciclo de palestras sobre os livros de literatura indicados para o Vestibular 2021. Ao longo do ano, dias antes dos exames de qualificação e discursivo, alunos e professores do ensino médio terão oportunidade de esclarecer dúvidas com especialistas.

“O ciclo de palestras é um sucesso. Os palestrantes, mesmo com a complexidade dos livros, buscam uma linguagem que os alunos entendam. O resultado das provas de redação melhorou muito”, ressaltou o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), Gustavo Krause, organizador e mediador do ciclo.

Na primeira palestra do ciclo, no dia 28 de maio, Felipe Mansur, professor adjunto de Teoria da Literatura do Instituto de Letras da Uerj, falará sobre um dos clássicos de Lima Barreto, “Triste fim de Policarpo Quaresma”. No dia 03 de setembro, a palestra será sobre o romance da escritora Ana Paula Maia, “Assim na Terra como embaixo da Terra”, com o convidado Dau Bastos, doutor em Literatura Comparada.

Já para o exame discursivo, as duas leituras indicadas são: “1984”, de George Orwell, para a prova de Redação; e “Os Sonetos”, de Luis de Camões, para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas. O palestrante João Cezar de Castro Rocha, professor titular de Literatura Comparada da Uerj, abordará o livro de George Orwell, no dia 22 de outubro; e Sérgio Nazar David, professor de Literatura Portuguesa da Uerj, discursará sobre a obra de Camões, no dia 19 de novembro.

“Para a seleção da bibliografia promovemos uma enquete na Revista do Vestibular, onde alunos do ensino médio e professores votam a partir de uma lista prévia de livros. Essa iniciativa está fazendo quatro anos e temos tido uma participação expressiva na escolha dos livros”, afirma Krause.

As palestras também serão transmitidas ao vivo pela TV Uerj, nas datas agendadas, das 15h às 17h.

Anote na agenda:

28/05 – Triste fim de Policarpo Quaresma, com Felipe Mansur
03/09 – Assim na terra como embaixo da terra, com Adauri Bastos
22/10 – 1984, com João Cezar de Castro Rocha
19/11 – Os Sonetos, com Sergio Nazar

Horário: das 15h às 17h
Local: Campus Maracanã da Uerj – Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, bloco F, auditório 11.
Acompanhe a abertura das inscrições gratuitas pelo site do evento. Vagas limitadas.