Universidade recebe visita técnica da FINEP

31/10/201912:25

Sub-reitores, representantes de departamentos e coordenações de cursos de graduação da UERJ receberam, nesta quarta-feira (30), o diretor do Departamento de Fomento às Áreas de Ciências da Vida, Humanas e Sociais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Rodrigo Novis, e a analista de projetos Vânia Amorim, com intuito de elaborar um plano para estreitar o relacionamento entre as duas instituições.

A Finep atua como financiadora do desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. Desde a pesquisa básica até a comercialização do produto pioneiro,  a instituição contribui em todas as etapas do processo inovador. A parceria visa à obtenção de novos equipamentos multiusuário de médio e grande porte, pequenas adaptações de instalações e da adequação da infraestrutura física ligada aos equipamentos para todas áreas de conhecimento.

“É muito importante essa parceria que a Finep tem com a UERJ em termos de grandes equipamentos. Então, durante todo esse processo, a Universidade está aprendendo, criando uma cultura de utilização multiusuária dos equipamentos que são concedidos em editais da Faperj, o que é bom para a nossa pesquisa e é bom para todas as instituições brasileiras que nos ajudarão na manutenção desses equipamentos, que estarão sendo utilizados em todo seu potencial”, afirmou o sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Egberto Gaspar de Moura.

A visita é feita para verificar a execução e instalação de equipamentos e a efetiva aplicação dos recursos apoiados pela Finep. Um dos últimos projetos apoiados pela instituição foi o navio da Faculdade de Oceanografia, que será utilizado para exploração e consulta marítima. “A Finep tem que estar sempre próxima das universidades. Como instituição de fomento à inovação, ciência e tecnologia, atuamos em toda cadeia de inovação. Então, na parte de pesquisa básica, de instituto de pesquisa e de projeto de pesquisa, sempre tivemos a UERJ como um dos principais pilares para receber recursos e para desenvolver ciência e tecnologia no país. Esta parceria tem que estar sempre sólida e tem que continuar”, finalizou Rodrigo Novis.