UnATI oferece Plantão Informativo dos Direitos da Pessoa Idosa durante a pandemia

19/05/202016:59

Diretoria de Comunicação da UERJ

A Universidade Aberta da Terceira Idade da Uerj (UnATI) continua oferecendo, agora de forma remota, o Plantão Informativo dos Direitos da Pessoa Idosa durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Este é um serviço de orientação e conscientização das pessoas com mais de 60 anos, auxiliando com informações para a resolução de questões relacionadas à violação de seus direitos. “Com a pandemia temos recebido muito mais denúncias de subtração de cartões de banco e isolamento por parte de filhos que não estão assistindo seus pais com compras e recursos”, revela a coordenadora do projeto, professora Sandra Rabello.    

A coordenadora acrescenta que as orientações, na maioria das vezes, resultam em encaminhamentos para o Ministério Público Estadual, pelo telefone 127 ou pelo site www.mprj.mp.br. “O nosso objetivo é ser um espaço de informações sobre políticas públicas voltadas para as questões inerentes ao envelhecimento humano, apontando os caminhos para os órgãos de defesa que atuam na rede de proteção dos que têm mais de 60 anos”, destaca Rabello.

Desde que o isolamento social começou, a equipe formada pela professora, uma bolsista e uma estagiária, ambas da área de Serviço Social, esclarecem as dúvidas que chegam diariamente. O aconselhamento está sendo feito pelos e-mails extensao.unati@gmail.com e direito.dosidosos@gmail.com.