Curso de Turismo é transferido para o campus Maracanã e abre vagas para novos alunos em 2020

08/08/201912:48

A graduação em Turismo está funcionando desde o início deste semestre no Campus Maracanã. O curso que era oferecido em Teresópolis, a partir do primeiro semestre letivo de 2020, receberá sua primeira turma de calouros no campus central da Universidade. Serão ofertadas 40 vagas. Mas ainda este ano um edital para transferências externas e aproveitamento de estudos para alunos que queiram realizar sua segunda graduação vai abrir novas oportunidades.

“A presença do curso de Turismo na cidade do Rio de Janeiro representa um amadurecimento e fortalecimento frente à crescente procura de candidatos advindos da região metropolitana e que desejam frequentar uma graduação de qualidade em Turismo no período noturno. Visa à formação de uma rede colaborativa de ensino, pesquisa e extensão com as principais instituições públicas atuantes no setor”, afirma o professor Marcelo Antonio Sotratti, do Departamento de Turismo.

Os bacharelados em Turismo no Brasil e no mundo se vinculam a diferentes institutos de ensino e pesquisa, identificados com diferentes áreas do conhecimento. Há bacharelados em Turismo vinculados à Administração, Economia, Comunicação Social, Geografia, Patrimônio, entre outras áreas. O bacharelado em Turismo da UERJ integra o Instituto de Geografia da Universidade. Este laço se traduz em uma identidade particular do curso que, além de atender às Diretrizes Curriculares Nacionais, se destaca por refletir sobre a dinâmica do fenômeno turístico e da atividade turística nos territórios, observando relações de poder, disputas, tensões e as possibilidades de diferentes arranjos que balizem o enfrentamento dessas condições.

Como é um curso de perfil multidisciplinar, conta com a colaboração de diferentes institutos/faculdades com disciplinas em sua grade curricular, como Administração, Economia, Letras e Comunicação Social, além das interfaces com História, História da Arte, Filosofia, Ciências Sociais e Direito. O objetivo é formar profissionais e cidadãos críticos, competentes e alinhados com princípios fundamentais como empreendedorismo, gestão de destinos, valorização da cultura, sustentabilidade e inclusão social.

Nos últimos anos, o curso de Turismo da Universidade tem sido apontado como o melhor curso do Estado do Rio de Janeiro e como um dos 10 melhores do Brasil pelo Ranking Universitário da Folha. Esse destaque resulta principalmente do fato de todo o corpo docente ser composto apenas por professores doutores.