Uerj seleciona interessados em ministrar oficinas de literatura, cinema e música no campus Maracanã

31/01/202416:09

Que tal tirar aquela ideia do papel e propor uma atividade cultural, para ser oferecida na Universidade? As inscrições estão abertas a profissionais especializados em cinema, literatura e música que desejarem sugerir a realização de cursos. A iniciativa da Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação Artística (Coart) visa possibilitar a ampliação da sensibilidade e da capacidade criativa da comunidade acadêmica e do público em geral. A chamada também aumenta e diversifica a oferta de atividades e ajuda a estabelecer um diálogo entre a Universidade e a sociedade fluminense. Os interessados devem inscrever seus projetos até as 19h do dia 7 de fevereiro, por meio do formulário online.

A coordenadora da Coart, Ilana Linhales, explica que a seleção vai completar o quadro de 2024 com novos cursos, além dos já oferecidos nas áreas de artes visuais, teatro, e corpo e dança. “Estamos preparando um semestre muito rico, com títulos diversos nas seis áreas artísticas em que atuamos. Esperamos as proposições em cinema, literatura e música para que nossas oficinas atendam ao maior número de pessoas, com a qualidade e excelência características da Coart”, convoca.

As propostas devem ser adequadas ao espaço físico disponível, além de contemplar a diversidade de perfis dos participantes (considerando faixa etária, classe social, localização, raça, gênero etc.), pensando estratégias de inclusão, com metodologias acessíveis. As aulas serão ministradas no Centro Cultural do campus Maracanã, em dois módulos com duração de 32 horas semestrais cada, distribuídas em 16 encontros semanais de duas horas.

Já as inscrições para alunos serão abertas entre 4 e 8 de março, e cada oficina terá no mínimo cinco participantes. O valor da taxa única vai variar em três grupos: R$ 220,00 para estudantes, servidores e colaboradores da Uerj; R$ 240,00 para professores da rede pública de ensino e R$ 260,00 para a comunidade externa (público em geral). Os cursos possuem o caráter de autofinanciamento, ou seja, os próprios pagamentos dos inscritos vão subsidiar a remuneração do proponente.

Acesse as orientações para participar e confira o cronograma:

Envio de propostas de oficinas: de 29 de janeiro a 7 de fevereiro

Divulgação dos selecionados: 28 de fevereiro

Realização das oficinas 1º semestre: 18 de março a 5 de julho (Modulo I)

Mostra de oficinas do 1º semestre: 1º a 5 de julho

Realização das oficinas do 2º semestre: 12 de agosto a 29 de novembro (Módulos 1 e 2)

Mostra de oficinas do 2º semestre: 25 a 29 de novembro

Para mais informações, entre em contato com a Coart pelo e-mail oficinascoart@gmail.com ou o telefone (21) 2334-0625.