UERJ sedia posse do Conselho Estadual de Educação

08/08/201912:34

Presidente e Vice-presidente foram eleitas para o biênio de 2019/2021

Aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 6, na Capela Ecumênica da UERJ, a solenidade de posse da nova direção do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE). A professora Malvina Tania Tuttman foi reeleita para o cargo de presidente e a professora Elizangela Nascimento de Lima Silva assumiu como vice-presidente do órgão. O mandato vale por dois anos.

O CEE é um órgão autônomo do estado responsável por definir normas no âmbito educacional e fiscalizar as instituições de ensino estaduais.  Sub-reitora de Graduação da UERJ e representante dos reitores das universidades públicas e particulares do Rio de Janeiro, a professora Tania Carvalho Netto destacou a importância do CEE e o apoio do órgão durante o período de crise e greve que a Universidade enfrentou. “É com orgulho que recebemos a posse das nossas conselheiras como presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Já passamos por muitas dificuldades e sempre tivemos o apoio do conselho. Estaremos sempre de portas abertas àqueles que são sensíveis às nossas questões, que fazem das suas vozes as vozes da nossa Universidade”.

Já empossada como presidente, a professora Malvina Tuttman usou seu discurso para propor um pacto em defesa da educação pública, gratuita e democrática. Tuttman é graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em educação pela PUC-Rio e doutora em educação pela Uff. Entre 2004 e 2011, foi reitora da UNIRIO com dois mandatos consecutivos. Em seguida, foi nomeada presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A cerimônia contou com a presença da vice-reitora Maria Georgina Muniz e do secretário de Educação do estado, Pedro Fernandes. Além da posse, o Quinteto de Flautas do Instituto Villa Lobos, da UNIRIO, fez uma apresentação em homenagem ao Conselho.