UERJ recebe encontro preparatório para Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

28/08/201914:11

Diretoria de Comunicação da Uerj

O 3° Encontro Preparatório para a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Direito de todos acontece nesta quarta-feira, 28/08, no Auditório 11 do campus Maracanã da UERJ. O evento apresenta mesas sobre experiências da Segurança Alimentar e Nutricional em municípios da Baixada Fluminense e da cidade do Rio. A programação conta ainda com a palestra sobre a atual conjuntura do Direito Humano à Alimentação Adequada. Antes das discussões, o grupo foi recebido com um café da manhã.

Organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro de Ação Comunitária e apoio da Universidade, o encontro consiste em uma preparação para a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada nos dias 4,5 e 6 de dezembro. O evento, que acontece a cada quatro anos, tem como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada.

A reunião preparatória visa reunir as experiências realizadas nas  conferências municipais para debater e dialogar sobre o que foi apresentado e desenvolvido por cada município do Estado do Rio. É o momento em que cada município traz suas demandas internas de segurança alimentar e nutricional para debater a conjuntura atual e ver metas e propostas de melhoria.

“Esse encontro é fundamental para trazer as principais questões relativas à Segurança Alimentar de cada município do Estado do Rio de Janeiro, tornando possível desenvolver uma conferência muito mais robusta, enriquecendo o debate e permitindo a elaboração de propostas que vão garantir o direito à alimentação adequada para o população do RJ. É fundamental trazer as questões da sociedade civil”, disse Renata Machado, vice-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e  Nutricional (CONSEA).