Uerj realiza processo seletivo com nota do Enem, para vagas remanescentes de graduação em seis campi

27/04/202314:05

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe inscrições, até 9 de maio, para vagas remanescentes do Vestibular 2023. O processo seletivo vai utilizar as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pela primeira vez, serão destinadas cotas para refugiados. Todos os classificados começam as aulas da graduação escolhida no segundo semestre, a partir de agosto.

Coordenado pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), o Vestibular 2023.2 oferece 793 vagas, distribuídas em 23 cursos de seis campi: Maracanã (Rio de Janeiro), Zona Oeste, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo e Resende. De acordo com o edital, pode se candidatar quem participou das edições de 2019, 2020, 2021 ou 2022 do Enem, com nota mínima de 200 pontos em cada uma das provas objetivas e 300 pontos na redação.  

Os interessados devem se cadastrar no portal do Vestibular, preencher o requerimento e informar se desejam concorrer às vagas reservadas. É necessário o envio do boletim de notas do Enem, via sistema, até o dia 10 de maio. O documento pode ser resgatado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Oportunidade para refugiados

Nesta edição, a seleção destina uma vaga em cada graduação para refugiados domiciliados no Rio de Janeiro. A regra é válida para cursos com mais de uma vaga de ampla concorrência e segue a autorização da Lei Estadual nº 9.668/2022. Serão contempladas pessoas que saíram de seu país de origem em virtude de crise humanitária ou grave violação de direitos humanos. 

Para o diretor do Dsea, Gustavo Bernardo Krause, a novidade é o ponto de destaque neste Vestibular. “A vaga para refugiados atende a uma lei da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que autoriza a Uerj a oferecer vagas remanescentes para esse público. Isso representa um acolhimento importante da Universidade e do país a esse grupo de pessoas”. 

Sistema de Cotas

Os candidatos com renda per capita mensal familiar bruta igual ou inferior a R$ 1.980,00 podem concorrer ao sistema de cotas estabelecido pela Lei Estadual 8.121/2018. São 20% das vagas para negros, indígenas e quilombolas; 20% para estudantes que completaram o ensino médio na rede pública de ensino; e 5% para pessoas com deficiência, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Toda a documentação comprobatória exigida pode ser consultada no Anexo II do edital.

As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail cotas@dsea.uerj.br. Até o dia 10 de maio, haverá também atendimento pelo telefone, em dias úteis das 10h às 16h. Os números são 2334-0003, 2334-0004, 2334-0020 e 2334-1106.

Confira a lista completa de cursos oferecidos:

Rio – Maracanã:
Engenharia Cartográfica
Estatística
Física
Letras: Português/Italiano
Matemática

Rio – Zona Oeste:
Ciências Biológicas
Engenharia de Materiais
Engenharia Metalúrgica
Engenharia de Produção
Tecnologia em Construção Naval

São Gonçalo:
Ciências Biológicas
Geografia
História
Letras: Português/Inglês
Letras: Português/Literaturas
Matemática
Pedagogia

Duque de Caxias:
Geografia
Matemática
Pedagogia

Resende:
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Engenharia Química

Nova Friburgo:
Engenharia Mecânica