Uerj promove encontro virtual com estudantes para tirar dúvidas sobre o Vestibular 2021

16/10/202009:00

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realizou um encontro virtual na última terça-feira (13) com o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Gustavo Krause, sobre as mudanças no Vestibular 2021, pelo canal do Youtube da TV Uerj.  O objetivo foi explicar para a comunidade interna e externa quais os desafios enfrentados para viabilizar todo o processo da seleção, bem como tirar dúvidas dos candidatos.

Segundo Krause, algumas medidas de segurança foram estabelecidas para assegurar o bem-estar dos vestibulandos, como triplicar os locais de prova, que passam a ter cerca de dez candidatos por sala, treinar os fiscais, higienizar os ambientes antes e após a aplicação dos exames, exigir o uso de máscaras e limitar a utilização dos elevadores.

Sobre o edital

O diretor  do Dsea anunciou que o edital está previsto para ser publicado ainda em outubro e adiantou algumas informações relevantes. Neste ano, haverá apenas um exame de qualificação, com redução no conteúdo programático. Essas mudanças, de acordo com Krause, são para dar um pouco mais de tempo para as pessoas se prepararem, levando em conta a dificuldade que alunos estão enfrentando no momento.

“Os alunos, principalmente das escolas públicas, estão encontrando dificuldades para a sua preparação. Esse problema é vivido por todo mundo, mas não de maneira igual. Alunos que tenham mais de um computador em casa, que tenham seu próprio quarto, que tenham boa conexão de internet vão ter muito mais facilidade de estudar remotamente. Esse tempo é para minimizar essa dificuldade, que para alguns é maior do que para outros.”

Sobre as provas

A estrutura das provas está mantida. O Exame de Qualificação contará com 60 questões de múltipla escolha. Para a parte de Linguagens, a indicação de leitura é o livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. O Exame Discursivo englobará Redação e duas provas discursivas, conforme o curso escolhido pelo candidato. A obra “1984”, de George Orwell, deve ser lida por todos, para a Redação. Já o livro “Sonetos”, de Luís de Camões, será cobrado apenas para aqueles que farão a discursiva de Língua Portuguesa e Literaturas.

Número de vagas

A princípio não há alterações no número de vagas ofertadas para os cursos da Uerj. A quantidade total será divulgada na etapa referente à prova discursiva, marcada para abril do próximo ano.

Concurso CBMRJ

O Vestibular Isolado para a Academia de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) será realizado em 10 de janeiro de 2021, para o provimento de 25 vagas. Esse vestibular Isolado conterá 50 questões de múltipla escolha, com aumento no número de questões de matemática e física, e mais uma prova de redação.

Vestibular 2022

Ainda não há informações sobre o Vestibular 2022, pois não é possível prever como estará a situação sanitária do país no próximo ano. O exame que deveria ocorrer em junho do próximo ano será certamente adiado, mas ainda não foram definidos data e modelo para as provas.

Se você perdeu a live, pode assistir no no canal da TV Uerj no YouTube.

Acompanhe as palestras sobre os livros indicados para o Vestibular, pelo canal do YouTube da TV Uerj. Confira a programação:

-18/02/2021, Felipe Mansur fala sobre “Triste Fim de Policarpo Quaresma”

– 08/04/2021, João Cezar de Castro Rocha fala sobre “1984”

– 15/04/2021, Sérgio Nazar fala sobre “Sonetos”