Uerj participa da Conferência Interuniversitária de Cultura, encontro entre 11 instituições de ensino superior

20/05/202117:25

Com o objetivo de promover ações unificadas no campo da produção artística, científica e cultural, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) participa da II Conferência Interuniversitária de Cultura, que ocorre de forma remota, nos dias 25 a 27 de maio, das 9h às 18h. Iniciativa do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ), o encontro reúne onze instituições de ensino superior e conta com a presença de artistas, gestores, professores, alunos, pesquisadores e técnicos.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura da Uerj, Cláudia Gonçalves, é fundamental ampliar redes que possibilitem fomentar e disseminar os processos culturais que acontecem nos mais diferentes territórios, valorizando identidades e dimensões simbólicas. “Na II Conferência Interuniversitária de Cultura,  a ideia é criar discussões e reflexões sobre os fazeres artísticos e culturais dentro das instituições, formulando diretrizes para a política cultural a ser adotada pelo FIC-RJ nos próximos anos”, afirma Gonçalves.

Entre as atividades programadas para o evento, estão  debates, encontros setoriais, grupos de trabalho e apresentações artísticas.  Os temas principais a serem abordados são “Diversidade, representatividade e interseccionalidades”, “Formação, pesquisa, saberes e fazeres artísticos”, “Gestão, espaços e equipamentos culturais”, “Arte, cultura e trabalho” e “Cultura, cidades, direitos e movimentos sociais”.

As inscrições para a II Conferência Interuniversitária de Cultura são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 25 de maio na página www.ficrj.org. Confira a programação do evento que será transmitida por meio do canal do FIC-RJ no YouTube.