Uerj marca presença na Conferência Nacional de Educação; evento vai debater políticas públicas para a área

26/01/202418:33

Diretoria de Comunicação da Uerj

Desafios e propostas de soluções inovadoras para a educação no Brasil, nos próximos dez anos, estarão em pauta, de 28 a 30 de janeiro, na Conferência Nacional de Educação – Conae 2024, realizada na Universidade de Brasília (UnB). Ao lado de dois mil participantes, entre profissionais da educação básica, superior e profissional, estudantes e representantes de movimentos sociais de todo o país, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) estará presente no evento, que tem como propósito a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2024-2034.

Entre os participantes da Uerj, estão a reitora Gulnar Azevedo e Silva, membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e Ricardo de Mattos Russo Rafael, vice-diretor da Faculdade de Enfermagem e membro da Associação Brasileira de Enfermagem. Eles serão palestrantes, no dia 29 de janeiro, do Colóquio 7 – “Saúde e Educação: contribuições para o PNE”. Ao todo, serão 38 colóquios, distribuídos em sete eixos, na busca pela promoção de uma educação inclusiva.

Saúde e educação

O tema central deste ano será “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Gulnar lembra que saúde e educação são direitos universais, garantidos pela Constituição Federal de 1988. Professora de Epidemiologia no Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS) da Uerj, ela destaca que as duas áreas são pilares indissociáveis, principalmente no campo da saúde coletiva. “Durante a pandemia de Covid-19, essa integração ficou muito clara. Atuamos em escolas do interior no sentido de combater as fake news sobre ciência e vacinação, e essa junção da saúde com a educação nos deu uma força grande para avançarmos na discussão”, afirma a reitora. “Nas universidades, precisamos avaliar nossas ações e programas, levando em conta essas ações integradas”, acrescenta.

Em sua palestra, Ricardo de Mattos pretende compartilhar seus estudos sobre diversidade sexual e de gênero, desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa Violências, Interseccionalidades, Epidemiologia e Sociedade (Viés), da Uerj. “Minha expectativa é produzir um debate sobre o quanto o país tem negado o direito de ser, ter, estar e existir de alguns grupos populacionais”, antecipa. “É importante pensarmos que parte expressiva da população trans abandona as salas de aula, seja por bullying, seja por violência intradomiciliar. Isso precisa ser descortinado desde o ensino básico, discutindo a diversidade sexual e de gênero e abandonando aquela pecha da ‘ideologia de gênero’”, frisa.

Conheça a pesquisa de Ricardo de Mattos em sua participação no Uerj Com RJ de 2023.

Expectativas sobre o ensino superior

Todas essas questões têm um pano de fundo: a construção de um PNE que contemple mudanças significativas, do ensino básico ao superior, não implementadas pela versão anterior. É o que afirma a professora da Faculdade de Educação da Uerj Ana Karina Brenner, que vai participar da Conae 2024 como delegada do Conselho Estadual de Educação. Ela prevê um debate denso e difícil entre campos políticos historicamente opostos no setor educacional. “Há uma extensa pauta de direitos ainda por realizar. O contexto político da última década teve impacto muito negativo sobre a implementação do plano que está se encerrando este ano. É preciso recolocar os avanços no caminho de nossas conquistas”, diz.

A respeito do ensino universitário, a professora enumera uma série de melhorias a serem discutidas para a elaboração do próximo PNE. “Penso que é fundamental recuperar o sentido de realização do ensino superior, notadamente pelas classes populares. O reforço às políticas de apoio à permanência estudantil no ensino superior precisa ter consistência no novo PNE, assim como a ampliação das universidades públicas. Há um ciclo contínuo e articulado entre as distintas etapas da educação: precisamos melhorar a qualidade da educação básica para que jovens e adultos terminem o ensino médio e possam chegar ao ensino superior”, conclui.

Acompanhe a transmissão ao vivo da Conae 2024 pelos canais no YouTube da UnBTV e da Empresa Brasil de Comunicações (EBC).