Uerj lamenta a morte da educadora Emilia Ferreiro, condecorada Doutora Honoris Causa da instituição

28/08/202318:29

A educadora, psicóloga e escritora argentina Emilia Ferreiro faleceu, aos 86 anos, no último sábado (26), na Cidade do México. Considerada uma das maiores estudiosas do mundo sobre o processo de alfabetização infantil, Ferreiro recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1995.

Precursora da abordagem construtivista, Emília Beatriz María Ferreiro Schavi deixará como herança pesquisas que desvendaram a aquisição da linguagem e a valorização cultural da infância. Sua crença em formar leitores críticos ecoa, mantendo-a viva em nossa história e concepções.

Na Uerj, a influência de Emilia Ferreiro foi um incentivo para a professora Anna Helena Moussatché, atualmente aposentada, conceber o Proalfa, notável programa de alfabetização de jovens e adultos, um marco de destaque na Universidade. Criada há quase 30 anos, a iniciativa se mantém fiel às suas ideias iniciais até os dias de hoje.

A Universidade lamenta a perda de Emilia Ferreiro e reitera a importância do seu legado para a evolução dos métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. A lacuna deixada por ela intensifica um compromisso mais profundo em proteger o direito à alfabetização de crianças e jovens.

“Precisamos de leitores críticos, precisamos de crianças e jovens que saibam dizer suas palavras por escrito, de maneira convincente” (Emilia Ferreiro).

Relembre o programa Campus especial sobre a educadora, registro do Núcleo de Memória Audivisual (NuMA) da Uerj.